header top bar

section content

Governo do estado anuncia obras de saneamento para 09 municípios da AMASP

O Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento e Gestão, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estão em fase de elaboração de uma série de projetos de saneamento básico em 51 cidades com menos de 50 mil habitantes. Todas as cidades já foram selecionadas, conforme critério da própria Funasa. Ao todo são 79 […]

Por

09/07/2009 às 14h46

O Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento e Gestão, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estão em fase de elaboração de uma série de projetos de saneamento básico em 51 cidades com menos de 50 mil habitantes. Todas as cidades já foram selecionadas, conforme critério da própria Funasa.

Ao todo são 79 projetos, sendo 51 de esgotamento sanitário e 28 de abastecimento de água. Os projetos beneficiarão cidades da região do Cariri e do Sertão, atingindo cerca de 430 mil habitantes.

A previsão é de que a partir de novembro o Governo comece a emitir ordens de serviço para a execução dessas obras. O custo total está estimado em aproximadamente R$ 400 milhões, com contrapartida de 10%.

“Os recursos provém do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), ou o que se convencionou chamar, em nível nacional, esse mega-projeto de abastecimento de d’água, de ‘paquinho’”, comemora o secretário Ademir Alves de Melo.

A ordem prioritária de licitação dos projetos para execução das obras levará em consideração as carências mais relevantes apresentadas por cada município. O que se espera é que a execução do projeto seja feita em bloco de municípios.

A Seplag é o órgão convenente, junto a Funasa, ficando, no entanto, a parte operacional dos projetos sob a responsabilidade da Cagepa. “Ressalta-se que a gestão dos sistemas de abastecimento d’água, que serão projetados, ficarão a cargo do Governo do estado através da Cagepa”, avisa Melo.

As cidades beneficiadas são: Cachoeira dos Índios, Carrapateira, Monte Horebe, Poço José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo e Uiraúna.

Além das cidades da região da AMASP, também serão beneficiados os municípios de, São José da Lagoa Tapada, Piancó, Pombal, Santa Luzia, São Bento, Sumé, Cabaceiras, Aguiar, Aparecida, Barra de São Miguel, Belém do Brejo do Cruz, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Boqueirão, Brejo do Cruz, Camalaú, Congo, Coremas, Coxixola, Gurjão, Livramento, Marizópolis, Monteiro, Nazarezinho, Parari, Paulista, Riacho dos Cavalos, Santo André, São Bentinho, São Domingos de Pombal, São Domingos do Cariri, São Francisco, São João do Cariri, São José de Espiranhas, São José do Brejo da Cruz, São José do Sabugi, São José dos Cordeiros, Serra Branca, Taperoá, Várzea e Vista Serrana.

Fonte: Psonline

Tags:
É DO SERTÃO!

Cantores mirins do Vale do Piancó estão fazendo sucesso e bombando em vários estados brasileiros

PROBLEMA GRAVE

VÍDEO: No Xeque-Mate, voluntários debatem sobre maus tratos e abandono de animais em Cajazeiras

SANTO PADROEIRO

VÍDEO: Padre anuncia programação da festa de Dom Bosco em Cajazeiras; festival de música é confirmado

FÓRUM AÇUDE GRANDE

VÍDEO: Grupo entrega documento no MP para fortalecer campanha de revitalização do açude de Cajazeiras