header top bar

section content

Empresa cajazeirense é a única na ANEEL com empreendimento de geração distribuída pra múltiplas unidades

Na geração distribuída, a energia gerada pode ser repartida entre os condôminos em porcentagens definidas pelos próprios consumidores

Por Jocivan Pinheiro

14/12/2017 às 13h57 • atualizado em 14/12/2017 às 15h23

Residencial Tetra Home, em Cajazeiras

Na área de energia, o Brasil começou a olhar para o sol de um jeito diferente há alguns anos e esta realidade começa a modificar cenários pelo país afora, inclusive na Paraíba, onde a energia solar já é uma realidade graças à alta incidência de raios solares na região Nordeste, o que favorece a utilização desta fonte de energia que atrai vários investimentos de grande porte, a exemplo das cidades de Santa Luzia, Coremas e Malta, que estão recebendo usinas de energia eólica e solar.

A normativa 687/2015 da ANEEL fala sobre as novas modalidades de geração distribuída, sendo uma delas Múltiplas Unidades Consumidoras (condomínios). Nessa configuração, a energia gerada pode ser repartida entre os condôminos em porcentagens definidas pelos próprios consumidores.

VEJA TAMBÉM: Teccel traz a Cajazeiras primeiro edifício residencial da cidade com energia solar

Quadro da ANEEL com os quantitativos em cada modalidade (Fonte: www.aneel.gov.br)

Quadro da ANEEL com os quantitativos em cada modalidade

De acordo com dados obtidos no site oficial da ANEEL, a TECCEL, empresa cajazeirense certificada pela Energisa, concessionária da Paraíba, conquista um feito inédito: ela tem o primeiro e único empreendimento do Brasil – o Residencial Tetra Home – na modalidade de Múltiplas Unidades Consumidoras a ser registrado e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) (registro GD.PB.000.011.001).

VEJA TAMBÉM: Feira do Empreendedor atrai milhares de pessoas a Patos; empresas de Cajazeiras e Sousa marcam presença

Residencial Tetra Home, em Cajazeiras

Muitos foram os avanços proporcionados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Outra modalidade da normativa 687/2015 que vem crescendo é a geração compartilhada, que possibilitou a união de interessados em consórcios ou em cooperativas instalarem uma micro ou mini-geração distribuída e dessa forma utilizarem a energia gerada para reduzir as faturas das contas de energia dos consorciados. Uma excelente forma de investimento e saída para reduzir as temidas contas de energia. Com isso, a geração distribuída vem crescendo significativamente em todo o país.

Em junho deste ano a Paraíba tinha 91 Sistemas de Geração Distribuídas registradas na ANEEL. Esse número agora aumentou e passou para 163 Sistemas, beneficiando diretamente 235 unidades consumidoras (UC), ou seja, que encontraram saída para a crise e estão utilizando energia limpa e em abundância.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: