header top bar

section content

O que é uma VPN e para que você precisa dela?

É uma rede privada virtual que nos permite estabelecer uma conexão direta com as informações que você deseja adquirir, sem qualquer intermediário.

Por Empirika

24/11/2020 às 16h14 • atualizado em 24/11/2020 às 16h19

VPN e para que você precisa dela

Às vezes precisamos entrar em sites com rede pública ou privada, e é impossível por causa dos bloqueios ou restrições que podem ter certas páginas, é por isso que devemos mudar nossa identidade virtual (ip) do computador e entrar com outra semelhante.

Para obter o resultado de que precisamos e navegar no modo anônimo nessas páginas, são utilizadas VPNs. Tudo porque certos países impõem restrições de acesso por diversos motivos, desde impedir que hackers roubem informações do usuário até motivos de diferentes naturezas relacionados ao país em questão.

O que é uma VPN?

É uma rede privada virtual que nos permite estabelecer uma conexão direta com as informações que você deseja adquirir, sem qualquer intermediário.

A rede virtual VPN permite que você se conecte à internet a partir de uma rede local, seja de casa ou do escritório, obtendo como resultado as informações desejadas, permitindo que ambas as redes se comuniquem entre si e processem as informações, de diferentes países. Recomendamos este site especializado se você quiser aprofundar a definição de uma VPN.

Basicamente, o uso da conexão VPN, permite navegar no modo anônimo, cobrindo a identidade do seu computador para evitar bloqueios geográficos, publicidade excessiva em determinadas páginas, censura em informações entre países, entre outras coisas.

Muitos sites colocam bloqueios devido a restrições entre países, o uso da VPN é mais frequente por este motivo, pois é o que permite visualizar conteúdos divertidos que não estão disponíveis no seu próprio país.

Essas conexões podem ser feitas através de aplicativos reconhecidos gratuitos ou pagos, embora atualmente vários computadores tenham recursos VPN em sua configuração inicial e possam ser usados sem problemas.

Na sua maioria, o uso de VPN é feito por empresas que necessitam de acesso a vários mercados virtuais de outros países, quando procuram informações adicionais são obtidas restrições nas páginas, pelo que recorrem a meios VPN para contornar tais restrições.

Para que você precisa de uma VPN?

Aqui estão os usos mais comuns de uma VPN.

  • Fornecer um canal de conexão seguro

É amplamente utilizado por empresas que possuem funcionários remotos – modalidade que se espalhou com a pandemia – para estabelecer um canal seguro e, assim, permitir o acesso aos servidores e recursos digitais das empresas

  • Ocultar ou modificar procedência

É usado para quem quer esconder de onde vem seu tráfego, ou simular outro acesso. Por exemplo, para quem quer acessar a Netflix dos Estados Unidos a partir do Brasil ou de outro país.

  • Preservar a intimidade

Para quem não quer que os servidores de internet saibam de onde estão navegando e não sejam monitorados pelas ações que realizam ou pelas páginas visitadas, uma VPN também é ideal

Recomendado pelo Google: