header top bar

section content

VÍDEO: Empreendedora fala de desafios e estratégias para empresários durante a pandemia

"Novas possibilidades surgiram. A pandemia chegou para me mudar, porque alguns paradigmas tem que ser quebrado, alguns preconceitos também", disse a empresária.

Por Luiz Adriano

15/12/2020 às 17h26 • atualizado em 19/10/2022 às 22h08

A empresária Sandra Matunoshita, da cidade de Marília, interior de São Paulo, falou para o Programa Balanço Diário da TV Diário do Sertão e relatou os desafios que encontrou durante a pandemia como empreendedora. Sandra é sócia fundadora da SOS Alergia, uma empresa que existe há mais de 16 anos no mercado.

Um dos pontos que Sandra Matunoshita colocou em prática junto com colegas empresários foi a troca de ideias de como iriam enfrentar um momento tão delicado. Segundo ela, os preparativos para os encontros semanais surgiram antes mesmo da chegada da pandemia. “O encontro se chamava: ‘Se a pandemia chegar no Brasil o que nós faremos?’, e uma semana antes do encontro a pandemia chegou, ai mudamos o tema: ‘A pandemia chegou, e agora o que a gente faz?'”, lembrou a empresária.

Ela disse que hoje os encontros permanecem entre os empreendedores e também com a participação de franqueados, o que para ela, é uma conquista, visto que, há muito tempo que ela tentava conseguir fazer essa junção e não obtinha êxito. “Há anos que tentávamos juntar nossos franqueados para nos reunirmos e não tínhamos conseguido. A pandemia diante de todas as coisas ruins, ela também trouxe algumas coisas boas, uma delas foi a união para as nossas franquias”, pontuou.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: “Quero ser empresário” diz jovem cajazeirense que vende paçoca nas ruas para conseguir dinheiro

Além dessa troca de ideias de forma contínua, semanalmente, outro ponto importante que Sandra considera que a pandemia acabou trazendo foi “a busca pelo aprendizado”. Ela lembra que com o isolamento social, os clientes deixaram de ir até o empresário e assim, os empreendedores tem que ir até o cliente, seja através de um motoboy, conversas pelo Whatsapp, reuniões via zoom, entre outros. A empresária falou que não gostava de ficar na frente de câmeras, mesmo que fosse do computador. “Novas possibilidades surgiram. A pandemia chegou para me mudar, porque alguns paradigmas tem que ser quebrado, alguns preconceitos também. E quando eu menos esperava, estava fazendo lives todos os dias, já tava gravando, fazendo reuniões o dia inteiro. Então algumas mudanças vieram para nos tornar mais fortes”, completou.

Sandra Matunoshita lembrou que os empreendedores no Brasil precisam agir com resiliência, visto que, grandes são as dificuldades, mas ela deixa um palava de encorajamento: “O empreendedor aqui no Brasil principalmente, vive um desafio grande, porque a gente se depara com muitos obstáculos. A gente precisa ter muita resiliência, eu digo para quem quer empreender: estude o máximo que você puder, se prepare, aprenda a lidar com uma planilha de controle empresarial, aprenda a gostar, entenda como é importante o controle de entrada e saída. Converse com amigos, tenha uma rede de relacionamentos. Esse momento de pandemia pede que os empreendedores se unam”, concluiu.

Atualmente a SOS Alergia possui 10 lojas espalhadas pelo Brasil, a maioria no Norte e Nordeste, inclusive uma em João Pessoa. Sandra Matunoshita foi ganhadora do prêmio Mulher de Negócios do SEBRAE São Paulo, concorrendo com mais de 1.100 mulheres. Em 2016, a SOS Alergia foi finalista no prêmio Nacional de Inovação na categoria Organização Inovadora, concorrendo mais de 3.300 empresas de todo o Brasil.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: