header top bar

section content

VÍDEO: No Centro vazio, comerciantes lamentam mais um São João sem Xamegão em Cajazeiras: “Vergonha”

A reportagem da TV Diário do Sertão foi às ruas de Cajazeiras ouvir alguns comerciantes que fizeram uma avaliação das vendas no mês junino diante da pouca movimentação cultural na cidade

Por Jocivan Pinheiro

21/06/2023 às 15h54 • atualizado em 21/06/2023 às 15h55

A reportagem da TV Diário do Sertão foi às ruas de Cajazeiras ouvir alguns comerciantes que fizeram uma avaliação das vendas no mês junino diante da pouca movimentação cultural na cidade, já que a principal festa dessa época em Cajazeiras, o Xamegão, não está sendo realizado pela prefeitura na atual administração.

Francisco de Assis, conhecido como “Dim do Carro de Som”, diz que os feirantes reclamam que pouca gente está comprando e as vendas tiveram uma pequena melhora somente agora que se aproxima o São João.

“Nas épocas passadas o São João era bom porque tinha festa no Xamegão. Era o mês todinho a gente vendendo bem, com muito movimento nas lojas. Mas hoje não tem, o São João de Cajazeiras não existe mais, acabou a tradição, porque São João só presta na época de São João”, ressalta seu Francisco.

A comerciante do ramo de roupas Ferlania Carolino relata que o comércio está parado, principalmente porque não tem festa junina em Cajazeiras. A comerciante afirma que o cancelamento do Xamegão por mais um ano, enquanto que outras cidades menores estão promovendo eventos, é uma vergonha para a cidade.

“Se o prefeito pelo menos tivesse feito um Xamegãozinho pra gente balançar o esqueleto, o povo comprava uma roupinha, o comércio melhorava. Mas, infelizmente, esse ano não tem festa junina em Cajazeiras e eu acho uma vergonha”.

Forró pé de serra tenta animar transeuntes no Centro de Cajazeiras (Foto: Elmo Lacerda)

O comerciante de calçados Cícero Leite também lamenta não ter festa pública na cidade e destaca que as vendas só melhoraram um pouco graças aos eventos realizados por escolas particulares.

“Eu também acho que o que melhorou as vendas um pouquinho foi a antecipação do décimo terceiro [salário] dos aposentados. Se não tivesse sido, talvez tivesse sido mais parado ainda”.

Alegação da prefeitura

O secretário de Cultura de Cajazeiras, Ubiratan de Assis, em entrevista à Rede Diário do Sertão no mês de maio, alegou que a prefeitura está realizando um “Xamegão fora de época”, em agosto, porque reduz gastos com cachês de atrações musicais. Segundo ele, o poder público municipal não tem como bancar duas grandes festas no mesmo ano, que seriam Carnaval e São João.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: