header top bar

section content

VÍDEO: Cancelamento de voos regionais da Azul Conecta no Ceará preocupa empresários de Cajazeiras

A Azul se prepara para inaugurar a linha aérea Cajazeiras-Recife no dia 1º de agosto. Mas os cancelamentos no Ceará estão deixando os paraibanos desconfiados

Por Jocivan Pinheiro

04/07/2023 às 16h39 • atualizado em 04/07/2023 às 16h44

Uma série de cancelamentos de voos regionais da Azul Conecta no Ceará está preocupando moradores do Sertão da Paraíba que vivem a expectativa de ter voos entre Cajazeiras e Recife. A Azul se prepara para inaugurar a linha aérea Cajazeiras-Recife no dia 1º de agosto. Mas os cancelamentos no Ceará estão deixando os paraibanos desconfiados.

Em maio, a companhia tinha previsto realizar 60 partidas de Fortaleza, mas realizou apenas 31, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Azul Conecta opera voos de Fortaleza para Jericoacoara, Sobral, São Benedito, Iguatu, Aracati e Crateús. Ela já havia informado que precisou cancelar quatro frequências entre Fortaleza e Iguatu “por conta de manutenção não programada.” e também não operou entre Fortaleza e Sobral em maio.

Para o empresário cajazeirense Rubismar Galvão, integrante da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL0 local, os cancelamentos preocupam, mas é preciso aguardar ‘o desenrolar dos acontecimentos’.

“É um alerta pra gente essa possibilidade. Ninguém sabe qual vai ser a demanda efetiva de Cajazeiras para Recife, até porque Cajazeiras, diferente de Patos, tem um grande competidor na saída de aviões, que é de Juazeiro do Norte. Então possa ser que isso, futuramente, afete esses voos de Cajazeiras para Recife. Mas quem vai dizer isso é o mercado, porque é uma empresa privada; em determinado momento, se ela ver que não tem retorno [financeiro], ela talvez diminua o número de voos semanais”, avalia o empresário.

“Eu acho que essa preocupação da imprensa é uma coisa pertinente, que todo mundo tem que ter, que é muito natural das pessoas que adoram Cajazeiras, ou seja, qualquer coisa a gente fica preocupado, e isso é muito bom”, acrescenta.

Rubismar ressalta que o desejo da sociedade civil organizada era de que a linha fosse entre Cajazeiras e João Pessoa, cuja demanda de viagens é maior. No entanto, ele acredita que a Azul decidiu pela linha Cajazeiras-Recife porque no aeroporto da capital pernambucana existe um hub da Azul que conecta para o Brasil e o mundo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: