header top bar

section content

VÍDEO: Sob forte calor, vendedores e mototaxistas reclamam da falta de estrutura nos cemitérios de Cajazeiras

Os comerciantes e os mototaxistas lamentaram a falta de estrutura; secretário de Infraestrutura da prefeitura explica medidas após cobrança

Por José Dias Neto

02/11/2023 às 15h59 • atualizado em 02/11/2023 às 16h11

No Dia de Finados, muitos empreendedores autônomos aproveitam a intensa movimentação nos cemitérios para faturar um extra na comercialização de velas, flores, lanches e bebidas para amenizar as altas temperaturas.

Comerciantes reclamaram, em entrevista à TV Diário do Sertão, porque foram proibidos de montar suas bancas na calçada do cemitério e tiveram que expor seus produtos do outro lado, em uma praça, que fica em frente ao cemitério. Eles sofrem porque precisam passar o dia inteiro sem ter acesso à banheiro e sem nenhuma tenda capaz de oferecer uma sombra para os trabalhadores.

”As vendas não estão boas porque está muito quente. A gente sempre trabalhou na calçada e esse ano não deixaram a gente ficar na calçada. A gente vai ficar no sol, se pelo menos tivesse banheiro e tenda poderia, mas, não temos nada. Cheguei de madrugada e num sol desse é capaz de ter problema de pele”, foi o que disse Francisca da Silva, comerciante de flores e velas neste Dia de Finados.

Comerciante sofre com o calor em Cajazeiras. Foto: Diário do Sertão

Outro segmento, entre os autônomos, prejudicado pela falta de estrutura neste dia é o mototaxista.

A falta de organização e trafegabilidade gera dificuldade, principalmente, para os mototaxistas que precisam enfrentar o forte calor, enquanto aguardam seus passageiros, já que não há nenhuma coberta para amenizar a intensidade do sol nos trabalhadores, que neste dia, trabalham o dobro do que normalmente costumam trabalhar.

”Nós pagamos sindicato e estamos com nossos alvará todos em dia e o prefeito não liga pra gente. Estamos no sol mas eles deviam colocar uma tenda pra gente ao lado porque nós pagamos nossos impostos. Tenho 17 anos de motoqueiro e nunca atrasei meus impostos”, desabafou Estênio Dias, mototaxista do Posto 10.

Mototaxistas de Cajazeiras trabalham no Dia de Finados. Foto: Diário do Sertão

O QUE DIZ O SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA?

Procurado pela reportagem do Diário do Sertão, o secretário de Infraestrutura da prefeitura de Cajazeiras, Alysson Lira, disse que a mudança no local dos comerciantes foi para melhorar a locomoção na entrada do cemitério Nossa Senhora Aparecida, mas, que pela manhã durante visita do prefeito José Aldemir ao campo santo, os comerciantes tinham feito a solicitação e ele prontamente acatou, liberando que os ambulantes expusessem seus produtos na calçada do cemitério.

Alysson Lira disse que apesar dos mototaxistas terem concedido entrevista à reportagem da TV Diário do Sertão não houve nenhum pedido para que a prefeitura disponibilizasse tenda para que eles aguardassem seus passageiros.

O secretário garantiu que os ajustes necessários serão feitos para que no próximo ano a estrutura seja melhorada para atender à população em geral.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: