header top bar

section content

VÍDEO: Multinacional de energia solar visita a Ative, em Sousa, para conhecer projetos e ampliar parceria

A parceria entre a WEG e a Ative já existe desde 2018. Mas agora a multinacional pretende avançar ainda mais transformando a empresa paraibana na sua maior distribuidora dentro do Nordeste

Por Luis Fernando Mifô

09/03/2024 às 16h58

Com o objetivo de ampliar a distribuição e faciliar o acesso à energia solar no Brasil, a WEG, uma das maiores empresas do ramo, esteve em Sousa, no Sertão da Paraíba, para conhecer as estratégias inovadoras de uma das suas principais parceiras, a Ative Energia Solar, empresa paraibana, sertaneja, que tem chamado atenção do mercado e se tornado referência.

A parceria entre a WEG e a Ative já existe desde 2018. Mas agora a multinacional pretende avançar ainda mais transformando a empresa paraibana na sua maior distribuidora dentro do Nordeste.

Para isso, o engenheiro Harry Neto, head da WEG Solar desde 2012, veio conhecer a estratégia de democratização da energia solar que a Ative vem promovendo em regiões remotas, através do aluguel de terrenos em pequenas propriedades privadas para instalar usinas fotovoltaicas.

“A gente achou muito interessante essa parte de democratizar a energia solar arrendando a terra e dando um aluguel dessas usinas para a comunidade, dando internet e tudo mais. Então a gente está aqui até para negociar com a Ative uma expansão desse projeto e como a gente pode colaborar nisso”, falou o engenheiro.

Harry Neto conheceu usinas foto-voltaicas em comunidades de Sousa (Foto: Divulgação)

A principal impressão de Harry Neto em Sousa foi o grande potencial de captação de energia solar da região, o que torna o município estratégico para a logística da parceria entre a WEG e a Ative.

“A gente vê Sousa como uma região estratégica em termos de logística pra gente poder atender todo o Nordeste daqui, esse é nosso plano principal”, enfatizou Harry.

A WEG é uma das maiores empresas de energia solar do mundo. A multinacional gera mais de 40 mil empregos no Brasil e em outros países e vem fazendo história com seu pioneirismo, a exemplo do a sua atuação no setor foto-voltaico, que já vem desde 2012. Nessa tragetória de sucesso estão as parcerias que tornam possível ampliar a distribuição.

Franck Araújo, diretor da Ative, e Harry Neto, head da WEG (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)

“Agora a gente quer avançar um pouco mais em ser um distribuidor de solar, como também na nossa área de building, que a gente está entrando agora, com câmeras de segurança, tomadas, toda a parte de automação residencial. A gente vê que a Ative e a própria Paraíba tem um mercado a ser explorado nesse sentido”, destacou o engenheiro Harry Neto.

A Ative Energia Solar, por sua vez, tem mais de 8 anos de atuação no mercado e é uma das que mais crescem no Brasil, principalmente porque ela facilita o acesso à energia solar às mais diversas classes de consumidores. Não à toa, a Ative faz parte do G5 das maiores empresas do ramo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: