header top bar

section content

VÍDEO: Coordenador do Procon de Cajazeiras diz que está atento aos preços dos alimentos para evitar abusos

Além de realizar fiscalizações e pesquisas periódicas, o Procon conta com o aplicativo "Preço da Hora", que permite ao cidadão pesquisar preços de produtos de forma comparativa e prática

Por Luis Fernando Mifô

28/01/2025 às 18h10 • atualizado em 28/01/2025 às 18h21

A alta nos preços de alguns alimentos em todo o Brasil tem deixado a população preocupada. Uma das consequências dos constantes reajustes de preços é o risco de haver abuso praticado por estabelecimentos. Para garantir que preços acima do normal não sejam cobrados, existe o Procon, principal órgão de defesa do consumidor no país.

Em Cajazeiras, o coordenador do Procon municipal, Lívio Abreu, explicou no programa Olho Vivo, da TV Diário do Sertão, que a entidade acompanha com atenção os preços dos alimentos e combustíveis na Paraíba para evitar abusos.

Além de realizar fiscalizações e pesquisas periódicas, o Procon conta com o aplicativo “Preço da Hora”, que permite ao cidadão pesquisar preços de produtos de forma comparativa e prática.

A ferramenta oferece ao consumidor, em tempo real, os menores preços de mais de 800 mil produtos comercializados nos 223 municípios do Estado. É possível visualizar ainda o histórico de preços dos últimos seis meses e a rota do estabelecimento com endereço do valor mais em conta, via maps. O cidadão pode baixar o aplicativo nos sistemas IOS e Android ou acessar o site www.precodahora.pb.gov.br.

“No momento em que o consumidor realiza qualquer compra e pede a nota fiscal, o valor que ele pagou é lançado nessa plataforma e a gente consegue ficar fazendo o acompanhamento em tempo real”, explica Lívio.

O aplicativo auxilia os cidadãos paraibanos na hora das compras do dia-a-dia, como na consulta de itens da feira em supermercados, de medicamentos e de combustíveis com os valores atualizados, pois os preços dos itens são das notas fiscais emitidas nos estabelecimentos do Estado, enviadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB).

Procon de Cajazeiras fica em anexo da Casa da Cidadania (Foto: Fernanda Layse/TV Diário do Sertão)

Acontecem também fiscalizações in loco. Lívio Abreu conta que o Procon de Cajazeiras pretende aumentar a frequência com que realiza visitas aos estabelecimentos comerciais “para fazer com que o consumidor não seja penalizado com aumentos”.

Como acionar o Procon

O Procon de Cajazeiras atende consumidores das 15 cidades que abrangem a 9ª Região no Alto Sertão do Estado. Ele fica localizado no térreo do Shopping Cajazeiras, na Rua Comandante Vital Rolim, S/N, Centro. Abre de segunda a sexta, às 08:00h, e encerra o expediente às 13:00h.

Para fazer denúncias, existe o Disque 151; o telefone (83) 3531-2676 e o Whatsapp que está disponível no site do Procon Estadual.

“Você vem aqui, tira suas dúvidas, conversa com a gente, e assim vai ter uma atenção maior, vai ter seu problema resolvido ou a solução encaminhada”, destaca o coordenador.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: