header top bar

section content

VÍDEO: Procon e Vigilância Sanitária apreendem mais de 240 panetones impróprios para consumo em Cajazeiras

Após denúncias, diligências foram realizadas em supermercados da cidade e as equipes técnicas identificaram presença de mofo

Por Priscila Tavares

21/12/2025 às 12h55 • atualizado em 21/12/2025 às 12h59

Uma operação conjunta entre o Procon Municipal de Cajazeiras e a Vigilância Sanitária resultou na retirada de circulação de 243 unidades do Panettone Gotas de Chocolate, da marca Parati, após fiscalização motivada por denúncias de consumidores que relataram irregularidades no produto.

Durante as diligências realizadas em supermercados da cidade, as equipes técnicas identificaram que unidades pertencentes ao lote número 20003744 apresentavam presença de mofo, condição que torna o alimento impróprio para o consumo humano e viola as normas sanitárias vigentes, bem como o Código de Defesa do Consumidor.

A ação resultou na lavratura de três Autos de Apreensão e Infração, envolvendo fornecedores distintos, com a retirada de 59 unidades em um estabelecimento, 174 em outro e 10 unidades em um terceiro local, totalizando os 243 produtos. Estes ficaram sob responsabilidade dos próprios estabelecimentos para o devido descarte fora das prateleiras.

Procon e Vigilância Sanitária apreendem mais de 240 panettones impróprios para consumo em Cajazeiras (foto: Divulgação/ Redes sociais/ PROCON Cajazeiras)

O Procon Municipal informou que a parceria com a Vigilância Sanitária deve se estender até o final do ano, com o objetivo de intensificar o monitoramento do comércio local durante o período de festas, para garantir a segurança e a saúde pública, além de coibir práticas que desrespeitem os direitos dos cidadãos.

Os órgãos de proteção orientam que a população verifique com rigor a data de validade e as condições físicas das embalagens antes da compra, e ressaltam a importância de guardar a nota fiscal, pois o documento é essencial para garantir o direito de troca ou ressarcimento, caso o consumidor identifique qualquer irregularidade após a compra.

Procon e Vigilância Sanitária apreendem mais de 240 panettones impróprios para consumo em Cajazeiras (foto: Divulgação/ Redes sociais/ PROCON Cajazeiras)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: