header top bar

section content

De 25 á 29 de março, Cajazeiras recebe Caravana da Cultura

Uma caravana da cultura paraibana, mobilizando talentos do nível de Wilson Fiqueiredo, Régis Cavalcanti, Chico Dantas, Bruno Steinbach, Alexandre Filho, Fred Svendsen,Clovis Júnior, Ivanusa Pontes,Dadá Venceslau e Flávio Tavares, estará representada na exposição que chegará à cidade de Cajazeiras, entre os dias 25 e 29 de março, tendo como sede o hall do Teatro Iracles […]

Por

23/03/2008 às 11h31

Uma caravana da cultura paraibana, mobilizando talentos do nível de Wilson Fiqueiredo, Régis Cavalcanti, Chico Dantas, Bruno Steinbach, Alexandre Filho, Fred Svendsen,Clovis Júnior, Ivanusa Pontes,Dadá Venceslau e Flávio Tavares, estará representada na exposição que chegará à cidade de Cajazeiras, entre os dias 25 e 29 de março, tendo como sede o hall do Teatro Iracles Pires.

A exposição reúne quadros pintados por artistas plásticos convidados e material que consta do acervo da Subsecretaria de Cultura do Estado, instituição que vem organizando sistematicamente a Caravana da Cultura em etapas mensais.

A caravana constará ainda de exibições de filmes dirigidos por cineastas também paraibanos, tais como Bruno Sales, Marcus Vilar e Torquato Joel, que serão levados às escolas e praças públicas, bem como à zona rural.

Oficinas Culturais
Além dessas atrações, o subsecretário de Cultura da Paraíba, Sandoval Nóbrega, confirma a realização de uma oficina de elaboração de projetos culturais, no mesmo teatro Iracles Pires, nos dias 28 e 29 deste mes, tendo como ministrante o especialista Ivaldo Gomes. Sandoval destaca também a promoção de um debate com agentes culturais e artistas que militam na região sertaneja, no dia 28, a partir das 9 horas, contando com sua coordenação na mesa de discussão.

"Queremos aproveitar a importância que Cajazeiras possui como centro polarizador da região sertaneja, para aprofundar com as representações locais a conversa sobre a relações que mantemos com instituições que são fundamentais para nossa organização e crescimento coletivo,a exemplo da Funarte" ressalta Nóbrega, recentemente empossado no comando da Subsecretaria de Cultura estadual.

As ações da chamada Caravana da Cultura foram iniciadas em 2007,a partir de junho,e já percorreram municípios sediados em diversos pontos da Paraiba;Belém, Triunfo, Bananeiras, Caaporã, Baia da Traição, Patos, Alagoa Grande, Areia, Pilões, Alagoa Nova, Serraria, Campina Grande,e Cuité."

Acredito que jamais conseguimos interagir diretamente com comunidades localizadas em regiões tão distantes umas das outras e ao mesmo tempo tão diferenciadas em termos de movimentação cultural" reforça Sandoval Nóbrega.
tem sido muito proveitoso também a relação com as novas gerações, representadas pelos estudantes, isso sem falarmos no interesse que atividades como o cinema paraibano vem despertando na zona rural.

Em cidades como Belém essa realidade ficou muito evidente, pois o chamado homem do povo tem revelado empatia com esse novo ciclo de premiadas produções do cinema paraibano".

FIC
Sandoval aproveita para registrar o interesse crescente das cidades visitadas pela "Caravana" em torno do FIC_Fundo de Incentivo à Cultura, ligado ao Governo do Estado, que anualmente contempla os mais diversos segmentos da produção cultural da Paraíba através de Editais para análise e aprovação de projetos."Agora mesmo estamos com inscrições abertas até o dia dez de abril, para mais um edital.

O que percebemos é a maior procura de todas as regiões por onde já passamos e realizamos as oficinas de elaboração de projetos. Isso significa que trilhamos o caminho correto, desde que começamos a visitar cidades em variadas regiões de nosso estado, na verdade conhecendo diretamente a realidade do material humano que dispomos em nossa terra, uma gente sempre comprometida, talentosa e ávida por trocar conhecimentos e experiências".

Fonte: Folha do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: