header top bar

section content

Jornalista de Cajazeiras entre finalistas do Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo

A jornalista cajazeirense Edileide Vilaça, na categoria Rádio, figura entre os pré-finalistas da 9ª Edição nacional do GP Ayrton Senna de Jornalismo.

Por

18/03/2008 às 13h28

Depois de conquistar em dezembro de 2007 o terceiro lugar no Prêmio AETC JP de jornalismo, a jornalista cajazeirense Edileide Vilaça, figura entre os pré-finalistas da 9ª Edição do GP Ayrton Senna de Jornalismo, na categoria Rádio.

A relação dos pré-finalistas foi divulgada pelo Instituto Ayrton Senna nesta terça-feira (18), compreendendo ainda as jornalistas paraibanas Cristina Fernandes, na categoria Jornal, e Andréia Barros, na categoria Revista. No total, foram 1022 inscrições, compreendendo 359 jornalistas e 160 veículos.

A 9ª Edição do GP Ayrton Senna de Jornalismo abrange os trabalhos realizados em 2006 e 2007 e teve como tema a Educação para o Desenvolvimento Humano. Segundo o Instituto, "as inscrições apresentaram uma grande diversidade regional".

Rádio
A categoria rádio recebeu 86 matérias inscritas. Um dos temas mais explorados foi o da escola rural e as soluções possíveis para garantir qualidade na educação de crianças e jovens do campo. A seleção dos pré-finalistas priorizou: abordagem mais completa do tema, qualidade técnica e capilaridade. Foram selecionadas dez matérias, entre elas "Na era digital, educação é fundamental", por Edileide Vilaça (Edileide Oliveira Bezerra), da CBN João Pessoa, emissora que integra o Sistema Correio de Rádio.

"Trabalhos de veículos de circulação nacional e regional, grandes e pequenos disputam o Prêmio, demonstrando que a Educação tornou-se pauta obrigatória da mídia. Isso se deve em parte às pautas oficiais, como lançamento de plano de educação, Pisa, Ideb e Saeb. A qualidade da cobertura também foi influenciada pela grande quantidade de dados à disposição", ressalta a organização.

"Embora muitas matérias ainda foquem na denúncia e sejam pontuais, a cobertura em geral ganha a cada edição mais qualidade; os temas são retratados com profundidade e contextualização. Na seleção das pré-finalistas, foram priorizados os trabalhos que deram visibilidade a diferentes aspectos da educação a ponto de transformarem realidades, provocarem e levarem à adoção de políticas públicas", informa o Instituto.

Jornal
Um total de 531 matérias disputaram esta 9ª edição. Veículos de circulação nacional e regionais de quase todo o Brasil inscreveram-se no Prêmio, demonstrando que a educação tornou-se pauta obrigatória nas redações.

O jornal mostrou também domínio dos números à disposição nesta área, trabalhando correlações e mostrando com didatismo o significado por trás deles. Temas pouco comuns também foram debatidos por alguns jornais de grande circulação, como autonomia escolar, gestão, avaliação e metas na educação. No geral, boas matérias, informativas, voltadas para as causas dos problemas e não apenas seus sintomas.

A matéria do CORREIO da Paraíba selecionada é "Educação na Paraíba – Diagnóstico e Estratégias Transformadoras", de Cristina Santos Fernandes.

Revista
O jornalismo paraibano ainda se faz representar na lista dos pré-finalistas do Prêmio na categoria Revista, com Andréia Barros, da Revista Nordeste, autora de "O be-a-bá da gestão escolar".

Segundo o Instituto Ayrton Senna, em maio serão divulgados os cinco finalistas de cada categoria. Os vencedores serão conhecidos na noite de premiação, em 4 de junho de 2008, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.

Outro prêmio

A reportagem sob o título "Humanização em Saúde: um direito de todos (as)!", de autoria da radialista Edileide Vilaça, da Rádio CBN – Paraíba/PB, foi classificada para a final do Prêmio Conass de Jornalismo – SUS: Avanços e desafios.

O prêmio, de abrangência nacional, foi instituído em março do ano passado como parte das comemorações dos 25 anos do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e 20 anos de existência do Sus. O resultado final será divulgado no dia 31 de março.

Fonte: Portal Correio

Tags:
Recomendado pelo Google: