header top bar

section content

Municípios do Alto Sertão se unem para promover o turismo regional

A presidente em exercício expôs que sua trajetória profissional foi destacada a partir da sua atuação na Pisada do Sertão

Por Diário do Sertão

21/09/2019 às 08h27

Municípios do Alto Sertão se unem para promover o turismo regional

Integrar os municípios do Alto Sertão paraibano por meio da troca de experiências, compartilhamento de saberes, fortalecimento de ações e reconhecimento de práticas exitosas que impulsione o desenvolvimento econômico, social, cultural e turístico do território sertanejo é o que se propõem a Instancia de Governança Regional Fórum de Turismo do Vale dos Dinossauros.

Composta com representantes do poder público, sociedade civil e empresas dos municípios que pertencem ao Mapa do Turismo da Paraíba, e de outros municípios do alto sertão, o Fórum de Turismo do Vale dos Dinossauros se reuniu no dia 20 de setembro na agencia do SEBRAE Cajazeiras com o objetivo de realizar alinhamento de informações entre os membros participantes das ultimas reuniões e os que ingressaram recentemente, além de apresentar proposta de adesão a Instancia de Governança Regional, formalização institucional, valores de anuidade e cronograma de ações.

O Fórum de Turismo do Vale dos Dinossauros é liderado pela cidadã poço-mourense Ana Neiry de Moura Alves, Fundadora da Associação Cultural Pisada do Sertão e representante da Empresa Naza Projetos e Serviços. A presidente em exercício expôs que sua trajetória profissional foi destacada a partir da sua atuação na Pisada do Sertão em Poço de José de Moura, que despertou e ativou sistematicamente as tradições culturais do município, fortalecendo a imagem do sertão paraibano com seu exemplo exitoso de gestão organizacional, reconhecimento e valorização da identidade cultural do povo nordestino e desenvolvimento do território sertanejo.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Uiraúna, Poço de José de Moura, São João do Rio do Peixe, Sousa, Monte Horebe, Cajazeiras, Joca Claudino, Bernardino Batista, Vieirópolis, Marizópolis, São José da Lagoa Tapada, Aparecida, e Nazarezinho.

Como o trabalho em rede é uma premissa para atuação do Fórum de Turismo do Vale dos Dinossauros, estando este relacionado aos eventos já em andamento na região que tem potencial de impactar o desenvolvimento territorial por meio do turismo, compondo a pauta do encontro foi lançado oficialmente a Programação da Rota do Sol 2019. A presença dos Prefeitos das cidades Bernardino Batista e Uiraúna foi marcada pela demonstração de comprometimento com o desenvolvimento dos seus respectivos municípios, visto que usaram da palavra para apresentar a programação da Rota do Sol em sua cidade.

A Rota do Sol acontece de 22 de novembro a 01 de dezembro nas cidades de Triunfo, Bernardino Batista, Joca Claudino, Uiraúna, Poço de José de Moura e Cajazeiras e representa para todo sertanejo a manifestação de suas tradições artísticas e culturais evidenciadas em um evento itinerante de ações coletivas e integradoras. Este ano de 2019 está previsto a participação de artistas e grupos internacionais, nacionais, regionais e locais de dança, música, teatro, poetas, repentistas, palestrantes e oficineiros.

.

Da Assessoria

Recomendado pelo Google: