header top bar

section content

Caretas invadem ruas de Cajazeiras durante “Semana Santa” para pedir esmolas. VÍDEO!

Desde o início da semana, crianças e jovens (Os Caretas) perambulam pela ruas e residência pedindo esmolas.

Por

02/04/2015 às 13h00

Nas cidades do Sertão é comum encontrar nas ruas e comunidades pessoas vestidas com disfarce e pedindo jejum. A TV Diário do Sertão acompanhou a rotina de uma tuma na terra do Padre Roliim

A tradição ocorre também na cidade de Cajazeiras. Desde o início da semana, crianças e jovens (Os Caretas) perambulam pela ruas e residência pedindo esmolas.

A roupa dos pedintes é feita artesanalmente e geralmente composta por palhas de bananeira, além da utilização de máscaras.

Um dos “caretas” disse que trabalha direitinho com sua equipe. “A gente anda a cidade todinha para arrumar nosso alimento” .

Você também pode gostar:

?Bispo de Cajazeiras faz crítica a cristãos que abusam na bebida e comida no período da Semana Santa 

?Semana Santa: Prefeito da cidade de Sousa entrega cestas básicas para catadores de lixo no município

?Populares de Sousa contam como fazem penitências na Semana Santa: “Como somente arroz e feijão”. Vídeo! 

?Católicos contam como fazem penitências durante a “Semana Santa”; fiel chora ao lembrar Paixão de Cristo? 

?Pastores de CZ declaram que não há “Semana Santa” nem proibição de carne?

Entenda
Caretas é uma manifestação popular executada na Semana Santa, ou seja no período de três dias que antecede a sexta santa, culminando ou finalizando na sexta-feira santa à meia noite.

Os caretas são homens vestidos a caráter com máscaras , chicotes, chocalhos e partes do corpo pintado para dificultar o reconhecimento e assim melhorar a execução dos trabalhos de "expiação", ou seja, são pessoas que perambulam, em busca de esmolas, para reparar e tentar confraternizar o Judas com o Nazareno "Jesus" toda aquela historia que o livro Sagrado declina. Após os três dias de "pidição" pedidos de todos os tipos e modelos. Eles, os caretas recebem de tudo desde milho verde, galinha, rapadura, sapatos velhos, chapéus e demais presentes típicos do nosso povo Nordestino.

Veja reportagem completa da TVDS!

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: