header top bar

section content

VÍDEO: Exibição do documentário ‘’Pai Brasil”, avô de Jeová Campos, emociona familiares e amigos em Cajazeiras

A estreia do longa-metragem “Pai Brasil – 100 anos de vida”, no projeto ‘Cine Sertão’, desenvolvido pelo Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), também marcou a comemoração do aniversário de Dona Maria Vieira, aumentando ainda mais as festividades

Por José Dias Neto

19/09/2023 às 18h27

A exibição do documentário em comemoração ao centenário de Geová Vieira Brasil [in memorian], comerciante muito conhecido na cidade e avô do ex-deputado estadual Jeová Vieira Campos emocionou familiares e amigos na noite desta segunda-feira (18), na rua Treze de Maio, centro de Cajazeiras.

A estreia do longa-metragem “Pai Brasil – 100 anos de vida”, no projeto ‘Cine Sertão’, desenvolvido pelo Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), também marcou a comemoração do aniversário de Dona Maria Vieira, aumentando ainda mais as festividades em torno da data.

Emocionado, o ex-deputado Jeová Campos destacou a naturalidade com que os entrevistados falaram de Geová Vieira Brasil, conhecido como Pai Brasil, em um legado de simplicidade, amor e saudade.

Exibição do documentário Pai Brasil em Cajazeiras. Foto: Diário do Sertão

”Este filme vem resgatar e fortalecer a história de um homem do povo que se fez grande pelo coração generoso, pela capacidade de servir e transmitir lealdade. Este filme, em que os atores são pessoas do povo, é o retrato de uma história que merece ser felicitada”, disse o advogado e ex-deputado Jeová Campos.

O deputado Chico Mendes e o prefeito de São José de Piranhas, Bal Lins destacam a importância de Geová Brasil para a família.

Exibição do documentário Pai Brasil em Cajazeiras. Foto: Diário do Sertão

”A simbologia é respeito e resgate da história. É um prazer e recordação ao mesmo tempo. O mais importante é que conseguimos com esse documentário reportar a vida de Geová Brasil”, disse o deputado Chico Mendes, neto de Geová Brasil.

A professora Maria de Lourdes, neta do patriarca, destaca a alegria de celebrar o legado de Geová Brasil e a vida de Maria Vieira, mais conhecida como Bia.

Exibição do documentário Pai Brasil em Cajazeiras. Foto: Diário do Sertão

”Celebrar a vida, celebrar a saudade, o amor e felicidade. Meu avô Geová Brasil nos deu oportunidade de estudar e vencer na vida. É uma graça celebrar a memória de Geová Brasil e a vida da minha mãe Maria Vieira, que chega aos 82 anos. Quero agradecer a todos os familiares e amigos pelo carinho”, destacou a professora.

Exibição do documentário Pai Brasil em Cajazeiras. Foto: Diário do Sertão

O PAI DOS POBRES – GEOVÁ BRASIL

Geová Brasil nasceu no dia de 03 de março de 1923, no distrito de Bom Jesus, município de São José de Piranhas. Foi casado com Francisca Brasil, com quem teve nove filhos: Maria, Francisca, Josefa, Serafim, Fátima, Lúcia, Santana, Sandoval e Dorgival e sua frondosa árvore vem cada vez mais ampliando e já frutificou 47 netos, 76 bisnetos e 7 tataranetos; ainda em vida teve o prazer de conhecer sua primeira tataraneta: Ianne Rafaelle, filha de Larissa.

Desde cedo teve que batalhar e trabalhar na agricultura para garantir seu sustento. Veio da zona rural residir com sua família na cidade de Cajazeiras, na década de 70, com o objetivo de que seus filhos e netos pudessem estudar, mas sua batalha continuava tendo como foco o trabalho, fazendo diariamente o percurso da cidade de Cajazeiras para o distrito de Bom Jesus, sempre transportando algodão e cereais.

Graças ao poder acolhedor desse grande sertanejo, tem vários filhos e netos que ele ajudou formar e encaminhar para a vida e o trabalho, espalhados pelo Brasil.

VEJA OUTROS REGISTRO FOTOGRÁFICOS DA EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO:

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: