header top bar

section content

VÍDEO: Cajazeiras inaugura Cine Cultural Zé do Norte, com sala de cinema em homenagem à Marcélia Cartaxo

O espaço agora conta com 60 lugares, acessibilidade, iluminação, climatização, sistema de som e imagem e leva o nome, também, da grande atriz e diretora cajazeirense

Por Priscila Tavares

19/08/2025 às 18h19 • atualizado em 19/08/2025 às 18h22

Na tarde desta segunda-feira, 18 de agosto, a cidade de Cajazeiras inaugurou a reforma do espaço cultural Zé do Norte. O local, que agora se chama Cine Cultural Zé do Norte, ganhou uma moderna sala de cinema com 60 lugares, que recebe o nome da ilustre atriz e diretora cajazeirense Marcélia Cartaxo.

O evento reuniu diversas autoridades, incluindo a prefeita Corrinha Delfino, a vice-prefeita Christiane Araújo, o ex-prefeito José Aldemir e o secretário de Cultura Eduardo Jorge, além de professores, imprensa e artistas do município.

A reforma do Zé do Norte foi a primeira ordem de serviço que Corrinha Delfino assinou quando foi empossada prefeita de Cajazeiras, no início do ano. A gestora destaca o investimento na cultura e a homenagem à Marcélia Cartaxo.

“Muito feliz. Dentro da programação dos 162 anos de nossa amada Cajazeiras. Essa obra é bem especial, porque foi a primeira ordem de serviço assinada na nossa gestão no dia 9 de janeiro, no início do ano, e hoje, 18 de agosto, no início do segundo semestre já estamos entregando tudo pronto ao povo de Cajazeiras”, disse a prefeita.

Cine Cultural Zé do Norte (Foto: Priscila Tavares/ TV Diário do Sertão)

“Um espaço lindo, acessível, com toda climatização, pronto para fomentar nossa cultura, para receber os nossos aristas, os nossos produtores culturais, o povo de Cajazeiras. O centro Cultura Zé do Norte hoje ele tem o Cine Zé do Norte, que leva o nome da nossa artista Marcélia Cartaxo”, completou Corrinha.

A vice-prefeita Christiane Araújo destaca a importância do espaço para cidade.

“Feliz com mais essa entrega para Cajazeiras. A sala está um capricho, tudo novo, vem conhecer, vale a pena. A classe artística está de parabéns, desfrute dessa grande ferramenta que é nossa, é de vocês e tenho certeza que vocês vão usar muito bem esse espaço”

A grande homenageada, Marcélia Cartaxo, que, embora estivesse em Gramado recebendo outra homenagem em um dos maiores festivais de cinema do Brasil, enviou uma mensagem de agradecimento, enfatizando o reconhecimento e a importância do cinema para a comunidade.

“Eu fico muito feliz em ter recebido essa homenagem, nesse equipamento de cinema que é superimportante para gente. Já tivemos o Cine Éden, o Cine Pax, já tivemos o Cine Apolo [XI] e isso foi muito crescimento da gente”, disse Marcélia.

“Eu estou muito feliz, muito grata e, principalmente, porque é um grande abraço da minha cidade e que eu sei que vai ser um equipamento que vai, cada vez mais eternizar nossas histórias, os nossos momentos”, completou a atriz.

Atriz Marcélia Cartaxo (Foto: Priscila Tavares/ TV Diário do Sertão)

O secretário de Cultura, Eduardo Jorge, celebrou o resgate de um espaço dedicado ao cinema, reforçando a relevância do novo equipamento cultural para a cidade.

“Hoje a gente pode entregar a sociedade, a sociedade pode conhecer o que vai ser essa sala [Sala de Cinema Marcélia Cartaxo], muita qualidade de som, muita qualidade de imagem. A gente tentou trazer o que tem de melhor, para trazermos vários filmes, curtas”, destacou o secretário.

Cine Cultural Zé do Norte (Foto: Priscila Tavares/ TV Diário do Sertão)

O diretor do Cine Cultural Zé do Norte, Tauã Souza, expressou sua alegria em entregar a obra à população.

“É um grande prazer, hoje é um dia muito feliz para mim, como para toda classe artística, que está aqui inaugurando esse espaço…Todos os artistas lutam muito para conseguir espaços como esse, que fomentam a cultura, fomentam o nosso cinema local, que já é muito forte são muito importantes”, diz.

Cine Cultural Zé do Norte (Foto: Priscila Tavares/ TV Diário do Sertão)

O novo espaço oferece acessibilidade, camarim, iluminação, climatização e um sistema de som e imagem de última geração.

A sala de cinema Marcélia Cartaxo foi inaugurada com a exibição do curta-metragem “Cajazeiras Sitiada”, do diretor e roteirista Janduy Acedino, que falou da emoção em ver sua obra como o primeiro filme a ser exibido no local.

“Para mim é um prazer poder estar trazendo Cajazeiras Sitiada, que conta a história da cidade de Cajazeiras, da invasão dos cangaceiros e está nesse evento que faz uma homenagem à Marcélia. Para gente está sendo maravilhoso”, comentou Janduy.

O Cine Zé do Norte está agora aberto para toda a população e a comunidade artística de Cajazeiras.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: