header top bar

section content

VÍDEO: Professor mostra como mais de mil peças do Museu de Baixa Grande resgatam 200 anos do distrito

Francisco Odaí Dantas destacou como a união comunitária no distrito em Cachoeira dos Índios, inspirada por italianos, garantiu luz, água e infraestrutura para a comunidade

Por estagiario1

16/12/2025 às 19h48

O programa “Diversidade em Foco” desta segunda-feira (15) trouxe como convidado o professor Francisco Odaí Dantas, representante da Associação Comunitária do Distrito Baixa Grande, em Cachoeira dos Índios, no Sertão paraibano, que abordou a cultura, a religiosidade e a história do local.

O professor relatou como a comunidade se organizou e lutou por melhorias, destacando a importância da participação dos europeus e italianos, que ajudaram a motivar os movimentos sociais e o cooperativismo em Cachoeira dos Índios, e como a união da comunidade resultou em várias melhorias, como praças, postos de saúde e igrejas.

Francisco comentou também sobre um ponto histórico importante, o Museu do Distrito Baixa Grande, cuja ideia surgiu em 2018 como um memorial para resgatar a história das pessoas com mais de 100 anos, e em 2021 foi inaugurado como museu, com acervo composto por mais de 1.000 objetos doados pelas famílias locais.

Cada peça guarda uma história desde 1794, abrigando as esculturas que representam a cena do assassinato de pai e filho pelo bando do cangaceiro Sabino Gomes e as amostras da cerâmica indígena Tupi encontradas no Sítio Arqueológico Boa Fé, comprovando a presença indígena na região.

O entrevistado ainda fez um comentário sobre o livro “Inventário Juvenil do Patrimônio Cachoeirense”, de autoria do professor Djalma Luiz, que conta a história de Cachoeira dos Índios e é integrante do currículo escolar cachoeirense.

NA TV DIÁRIO DO SERTÃO

O Programa Diversidade em Foco vai ao ar todas as segundas-feiras, das 16h às 17h, na programação da TV Diário do Sertão, sob a apresentação da professora Maria do Carmo, sempre debatendo temas sociais com foco em cidadania, educação, saúde, cultura e direitos humanos.

ASSISTA O PROGRAMA COMPLETO:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: