Comunidade Cigana de Sousa tenta manter alguns costumes milenares da sua cultura
A fé e a dança ainda são mantidos pelos ciganos de Sousa.
O povo cigano encontra na arte e na religião o sentido para viver. Aos 85 anos, o senhor Luiz rezadeiro tenta preservar o seu dom e o faz com muito prazer.
O rezadeiro está sempre pronto para ajudar. Quando alguém da comunidade adoece já sabe a quem recorrer. Luiz afirmou que aprendeu a rezar com sua mãe e sabe tudo sobre as plantas medicinais.
A cigana Maria Luzia disse que sempre que adoece procura o senhor Luiz para rezar e fica curada.
As ciganas mais velhas ainda fazem as leituras das mãos e dona Antonia conhece bem essa arte. Ela garante que tudo que diz é com propriedade. Segundo a dona Antonia, isso vem da tradição cigana. “Isso a gente não aprende. A gente já nasce com o dom”, disse ela.
Apesar de todos os problemas e dificuldades enfrentados pelos ciganos, eles tentam manter a tradição do seu povo. E um dos costumes preservados por eles é a dança cigana, que representa o orgulho desse povo para preservar a sua identidade.
Veja o vídeo da TV Paraíba
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário