header top bar

section content

DICA DO DIA: Melhores formas de investir o fundo de garantia

Dependendo do prazo de arrecadação, o trabalhador pode não receber uma quantia muito alta e, assim, ficar “perdido” para não gastar o dinheiro à toa.

Por Link Building Assistant

24/06/2019 às 18h35 • atualizado em 24/06/2019 às 18h37

Melhores formas de investir o fundo de garantia

Uma das principais dúvidas de quem recebe o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é saber como utilizá-lo. Comprar uma casa, viajar para o exterior, abrir o próprio negócio, quitar dívidas ou investir nos estudos, por exemplo, são ótimas alternativas dependendo da quantia que é recebida. Mas, nem sempre é assim!

Dependendo do prazo de arrecadação, o trabalhador pode não receber uma quantia muito alta e, assim, ficar “perdido” para não gastar o dinheiro à toa. Enquanto muitos ainda pensam que só se pode investir com uma quantia alta, novas alternativas estão surgindo e, com certeza, uma delas pode ser ótima para você!

Então, se ainda há dúvidas sobre a melhor forma de você investir o seu FGTS, venha com a gente e confira as dicas deste artigos.

Como escolher o melhor investimento?

Um problema que geralmente é pauta quando assunto é investir dinheiro está relacionado ao prazo em que a quantia fica guardado. Assim como muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o valor investido, muitos também acreditam que só existem investimentos a longo prazo.

No entanto. para decidir no que investir é necessário analisar a liquidez e o risco. A liquidez está relacionada ao prazo em que será possível resgatar o dinheiro e pode ser alta ou baixa.

Já quanto aos riscos, é necessário avaliar e arriscar! A maior partes dos investimentos possuem riscos, mas no fim das contas, sempre vale a pena!

Por isso, na hora de escolher como será investido o FGTS . você deve atentar-se a isso e a à rentabilidade do seu dinheiro. Já que o tempo de investimento é uma das dúvidas mais comuns, vamos listar nossas dicas, de acordo com esse fator. Veja só.

Investimentos a curto prazo

Em muitos casos, a busca por um investimento é apenas para não deixar o dinheiro parado. Nessas situações, o mais recomendado — principalmente para aqueles que estão começando a se aventurar nesse universo é o Tesouro Selic.

De alta liquidez, ele pode ser sacado de em um curto prazo e rende de forma fixa, de acordo com taxa básica de juros: a Selic. Ele também é considerado um dos investimentos menos arriscados, já que é emitido pelo Tesouro Nacional.

Outra boa opção é o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Ele possui liquidez diária e pode ser resgatado em quanto tempo você quiser. Ele também é de baixo risco, já que é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Vale lembrar, que se você deseja um pouco mais de rentabilidade, também está sujeito mais riscos. Assim como o Tesouro Selic, o CDB também tem renda física, seguida as taxas básicas de juros.

Investimentos a médio prazo

Como citamos acima, o CBD é um investimento que pode ser resgatado a qualquer momento. Esse fator, também o torna uma das melhores alternativas para quem deseja investir a médio prazo.

Se você estiver disposto a investir pelo menos durante 1 ou 4 anos, a LCI e a LCA também são excelentes opções. Essas siglas são pouco conhecidas, mas também são interessantes e de baixo risco.

A LCI e A LCA são, respectivamente, as Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio. Esses títulos também são garantidos pelos FGC e podem ser pré ou pós fixados — dependendo da rentabilidade que você deseja ter.

Investimentos a longo prazo

Para investir corretamente, é fundamental que você tenha um objetivo e o siga fielmente. Caso a intenção seja garantir um futuro tranquilo para você e sua família, ou adquirir algum bem, a dica é começar cedo e apostar nas alternativas de longo prazo.

Esses títulos acompanham o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e a taxa de inflação. Além de oferecerem mais segurança e uma excelente rentabilidade!

Recomendado pelo Google: