header top bar

section content

VÍDEO: Advogado diz que setores da economia sofrerão impactos diferentes com a Reforma Tributária

O jurista explicou por exemplo que o setor da indústria irá experimentar redução dos tributos, diferentemente do de serviços

Por Luiz Adriano

04/12/2024 às 21h43 • atualizado em 04/12/2024 às 21h47

Na coluna semanal Diário Empresarial desta quarta-feira (04), o advogado Gil Santos falou sobre os impactos da reforma tributária no ambiente empresarial. O jurista ressalta que o tema é um dos mais relevantes da atualidade que tem gerado muita discussão.

O colunista explicou que a reforma vai criar o IBS (Imposto Sobre Bens de Serviço) de competência dos estados e municípios, que vai substituir o ICMS e o ISS. Ele disse também que vai haver a criação do CBS (Contribuição Sobre Bens e Serviços), de competência da UNIÃO, que vai substituir PIS, COFINS e parcialmente o IPI.

“Ela vai afetar toda a economia, mas alguns setores em especial, a exemplo do setor da indústria observarão uma redução da sua carga tributária, em detrimento de outros setores que receberão um aumento em sua carga tributária como é o caso do setor dos serviços. Ela vai afetar toda a economia”, detalhou o advogado.

Gil Santos lembrou que um dos objetivos da reforma, é desburocratizar o sistema atual de cobrança de tributos no Brasil. “Intitulado popularmente como a Reforma Tributária, ela nasce com o objetivo de simplificar o atual sistema tributário brasileiro que é um dos mais complexos do mundo”, pontuou.

“Para se ter uma ideia, o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário realizou uma pesquisa e apontou que as empresas brasileiras gastam 181 bilhões anualmente apenas para cumprir obrigações tributárias acessórias. Além disso, o Banco Mundial apontou que o Brasil é um dos países em que as empresas mais gastam tempo com demandas tributárias”, disse GIl.

Acompanhe a coluna na íntegra no vídeo acima do texto.

Gil Santos é CEO do escritório GSS Advogados, Pós Graduado em Direito Empresarial; Pós Graduado em Finanças Corporativas e MBA em Análise de Demonstrações Contábeis. Saiba mais sobre o jurista em: @gilsantosadvogado.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: