header top bar

section content

Reitor do IFPB nega criação do IF do Sertão e reclama de cortes na educação – VÍDEO

Para Cícero Nicácio, a crise financeira inviabiliza, neste momento, a possibilidade de criação do campus do sertão

Por Jocivan Pinheiro

24/02/2016 às 16h59 • atualizado em 24/02/2016 às 18h23

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Cícero Nicácio, afastou a possibilidade de desmembramento para se criar um campus independente do sertão. Em conversa com a TV Diário do Sertão na manhã desta terça-feira (23), ele afirmou que não há nada de concreto e oficial sobre o assunto e que a discussão sequer chegou ao Ministério da Educação (MEC).

Cícero Nicácio, reitor do IFPB

Para o reitor, a crise financeira inviabiliza, neste momento, a possibilidade de criação do campus do sertão, visto que o Governo Federal está promovendo cortes na educação ao invés de investimentos, segundo ele.

“Oficialmente nós não temos nada de concreto. O que nós temos experimentado é uma ação constante de retração, de cortes orçamentários. E tivemos também a redução da nossa matriz orçamentária que atingiu diretamente ações estratégicas que estamos desenvolvendo”, revelou.

Ainda de acordo com ele, mesmo que houvesse investimentos na educação que viabilizasse o desmembramento, esse projeto deve ser precedido de um amplo debate na sociedade.

“A criação do instituto é algo muito sério que deve ser precedido por uma ampla discussão envolvendo todos os seguimentos da nossa comunidade estudantil e a sociedade em geral. Entendo que há uma expectativa positiva em todo o sertão da Paraíba e, como sertanejo que sou, eu poderia opinar do ponto de vista pessoal com simpatia para esse projeto. Mas não posso externar oficialmente um entendimento sem que tenha ocorrido com a devida antecendência e que dê musculatura na projeção de concepção de um projeto dessa envergadura.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: