header top bar

section content

Escola do Sertão da PB apresenta resultados positivos do programa educação integral. Veja o

A escola apresentou resultados bem acima do esperado ao alcançar a meta estabelecida para 2018 na avaliação do IDEPB.

Por Luzia de Sousa

20/03/2018 às 16h54

Escola comemora os resultados positivos

Desde a implantação da Escola Cidadã Integral no Monsenhor Manuel Vieira (antigo CEPA), em 2016, os estudantes dessa instituição têm vivenciado um novo modo de ensino e aprendizagem que privilegia o protagonismo juvenil numa perspectiva de construção do conhecimento de forma autônoma, competente e solidária, conforme preconiza os Planos Nacional e Estadual de Educação.

Ao final do Ano de 2017, a escola apresentou resultados bem acima do esperado ao alcançar a meta estabelecida para 2018 na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IDEPB): média 4.55, com 94% de APROVAÇÃO e apenas 1% de abandono.

A ECI Monsenhor Manuel Vieira é uma das quatro escolas da Rede Estadual de Ensino em Patos a receber esse novo modelo de escola pública com a proposta de organização e funcionamento em tempo integral. O programa tem como foco a formação dos estudantes do Ensino Médio, através de um currículo diversificado e flexível, potencializando o protagonismo do estudante na construção do conhecimento e democratização do saber. As aulas começam às 7h30 e terminam às 17h00. Na ECI Monsenhor Manuel Vieira, toda a infraestrutura logística necessária para o desenvolvimento do programa está em processo de adequação. A escola oferece, gratuitamente, três refeições (almoço e lanches) por dia, com qualidade comprovada.

Jéssica Souza tem 16 anos e estuda na ECI Monsenhor Manuel Vieira desde o início da implantação desse modelo de ensino. Ela afirma que, aos poucos, foi compreendendo a proposta educacional da escola, que oferece um currículo diferenciado e metodologias bem específicas. Essa experiência tem transformado completamente sua vida e contribuído na busca da realização do seu sonho de se tornar uma professora de História. “Fui conhecendo a escola, me adaptando às aulas e me acostumando com os horários. O que eu mais gosto são das aulas eletivas e dasPEX’s. Nas eletivas, os professores fazem você estudar ‘brincando’, mas sem sair do assunto. As PEX’s são aulas experimentais que a gente tem de matemática, física, química e biologia. Além de tudo isso, tem os Clubes Juvenis que os alunos fazem para trabalhar a nossa socialização. E tem também o Projeto de Vida, onde a gente constrói nossos objetivos de vida, passa a se conhecer melhor e procura se tornar um bom cidadão”, nos contou Jéssica.

Para a estudante, um dos grandes diferenciais da ECI é a integração entre alunos e professores, que também são seus tutores, auxiliando na formulação e desenvolvimento dos projetos dos alunos: “Nossos tutores conversam com a gente sobre tudo que é importante para o nosso crescimento na vida”. Essa relação de construção ao lado dos mestres e dos colegas, mudou a vida de Jéssica: “A partir da convivência com as pessoas, eu fui aprendendo a me socializar. Eu era uma pessoa muito tímida, muito fechada, na minha, e hoje, eu já me considero muito comunicativa, consigo conversar e desenvolver projetos sem sentir vergonha”.

Já o estudante da 3ª série Jordan Viera, 18 anos, tem o sonho de se formar em Educação Física e encontrou na ECI Monsenhor Manuel Vieira uma chance de realizar seus objetivos. “Eu cheguei aqui, praticamente, sem objetivos. Não tinha uma perspectiva de vida, nem sonhos, e depois que eu comecei a estudar aqui mudou tudo, praticamente.O que eu mais gosto na escola são das aulas por que os professores são bem qualificados e fazem tudo pelo aluno. Eu acredito na escola integral por que quanto mais tempo eu passo na escola, mais eu aprendo”.

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

CAMPEONATO PARAIBANO 2019

Ele vem aí! Sousa Esporte Clube apresenta novo time e garante lutar com raça pelo título do Paraibano

DESTAQUE INTERNACIONAL

VÍDEO: Em Cajazeiras, palestrante filho de paraibanos fala das suas experiências no Brasil e no exterior

"AQUI NESSA MESA DE BAR"

VÍDEO: Homenagem a garçons de Cajazeiras no programa Xeque-Mate tem música, drinks e boas histórias

SAÚDE E BEM-ESTAR

VÍDEO: Sangramento nas regiões do reto e do ânus pode ser sinal de doença grave, avisa médico