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Semana Pedagógica de Santa Helena marca início de ano letivo 2019 reunindo profissionais da educação

O evento contou com a participação de professores, gestores, coordenadores pedagógicos, supervisores escolares, presidentes dos vários conselhos municipais, Conselho Tutelar e Sindicato dos Funcionários

Por Diário do Sertão com Assessoria

11/02/2019 às 10h39

Semana Pedagógica em Santa Helena

O prefeito municipal de Santa Helena, região de Cajazeiras, no Sertão do estado, Emmanuel Felipe Lucena Messias (PSD) através da Secretaria da Educação e Esportes realizou no período de 29/01 à 04/02 a SEMPESH (Semana Pedagógica de Santa Helena) pautada na seguinte reflexão: “Quais os desafios da educação no contexto da globalização?”

O evento contou com a participação de professores, gestores, coordenadores pedagógicos, supervisores escolares, presidentes dos vários conselhos municipais: CME, CAE, CACS/FUNDEB, CMDCA, Conselho Tutelar e Sindicato dos Funcionários (SIMFUNSHE), que no decorrer deste período tiveram a oportunidade de avaliar, discutir e refletir sobre as políticas adotadas nos anos anteriores nas várias etapas de ensino, oportunizando aos participantes a criação de novas ações que potencializem a garantia dos direitos de aprender de todos e de cada um, com o cuidado de “não deixar ninguém para trás”.

Semana Pedagógica em Santa Helena

Sob a articulação da Secretária da Educação professora Rosângela Tavares Dantas de Souza, que em parceria com os vários setores: Assistência Social, Saúde e Poder Executivo representados pela primeira dama Micheline Braga, Áurea Limeira e o professor João Cleber Ferreira Lima respectivamente, no primeiro dia, fizeram a avaliação dos indicadores obtidos e das ações desenvolvidas anteriormente, cujas informações serviram de base para a elaboração de novas propostas para o ano de 2019 que irão compor o Plano de Ação . Já no segundo dia, reuniram-se com os agentes comunitários de saúde, atores importantes no combate à exclusão escolar, buscando a eficiência da Busca Ativa Escolar proposta pelo UNICEF no desejo de que nenhuma criança ou adolescente fique fora da escola. Nesse processo, contou-se também, com o apoio dos conselhos Tutelar e CMDCA. Nos terceiro e quarto dias o evento ocorreu dentro das unidades de ensino com a realização do planejamento pedagógico propriamente dito, encerrando-se porém, no quinto dia, momento em que os professores e todos os segmentos acima citados se reuniram num só espaço para uma palestra com o tema: Relacionamento sustentável: preservando o “meu “ambiente, com o renomado professor Isaque Folha, conhecido nacionalmente.

Nesse sentido, a SEMPESH, caracterizou um período de formação continuada, com destaque para a participação coletiva na organização do fazer pedagógico deixando claro que a escola não deve limitar-se apenas ao ensino da leitura, escrita e conhecimentos matemáticos, mas também a um espaço de inclusão social, redução das desigualdades e de condição para o desenvolvimento sustentável.

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