header top bar

section content

VÍDEO: Padre de Cajazeiras destaca legado do educador Paulo Freire e diz: ‘a educação liberta o homem’

Segundo padre Francivaldo, um dos primeiros livros que leu de Freire foi 'Pedagogia do Oprimido', escrito em 1968, terceiro mais citado em trabalhos acadêmicos na área de humanidades em todo o mundo

Por José Dias Neto

20/09/2021 às 15h26 • atualizado em 20/09/2021 às 15h29

O padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque aproveitou o espaço do Direto ao Ponto da TV Diário do Sertão desta segunda-feira (20) para homenagear o professor, escritor e patrono da educação brasileira Paulo Freire, cujo centenário de nascimento foi comemorado neste domingo (19).

O trabalho do pedagogo e filósofo brasileiro é referência mundial. Freire é estudado em universidades americanas, homenageado com escultura na Suécia, nome de centro de estudos na Finlândia e inspiração para cientistas em Kosovo. Um dos maiores expoentes da educação da América.

VEJA MAIS: 

VÍDEO: Professor diz ‘perdoar’ presidente Jair Bolsonaro por chamar Paulo Freire de ‘energúmeno’

Segundo padre Francivaldo, um dos primeiros livros que leu de Freire foi ‘Pedagogia do Oprimido’, escrito em 1968, terceiro mais citado em trabalhos acadêmicos na área de humanidades em todo o mundo, que o fez ver a realidade com outros olhos.

Paulo Freire. Foto: Reprodução da internet

‘’Paulo Freire tem uma prática de educação que transforma, que liberta o homem, quem tá perto dele e que se deixa educar. A filosofia tem esse grande papel: ensinar o homem a pensar’’, disse.

PATRONO DA EDUCAÇÃO

Freire nasceu em Recife (PE), em 19 de setembro de 1921.

Foi um educador brasileiro, criador do método inovador no ensino da alfabetização para adultos. Seu método foi levado para diversos países, sendo até hoje um referência em educação.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: