header top bar

section content

VÍDEO: Encontro Pedagógico 2023.1 reúne renomados professores no Centro Universitário Santa Maria

O evento acontece no auditório Paula Elizabeth, no bloco Zé Bigode, no Centro Universitário, e antecede o início do ano letivo, que iniciará na próxima quarta-feira, dia 1º de fevereiro

Por Luiz Adriano

31/01/2023 às 11h41 • atualizado em 31/01/2023 às 11h53

O Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), uma das melhores instituições de ensino superior do Nordeste, realiza nos dias 30 e 31 de janeiro, o Encontro Pedagógico, evento que reuniu o corpo docente em momento de planejamento para o semestre 2023.1. O evento acontece no auditório Paula Elizabeth, no bloco Zé Bigode, no Centro Universitário, em Cajazeiras, e antecede o início do ano letivo, que iniciará na próxima quarta-feira, dia 1º de fevereiro.

A reitora Ana Goldfarb destaca as novidades que a Santa Maria oferecerá em 2023.

“Na verdade a gente trabalha seis meses antes, porque vai acontecer agora, como sempre a gente fez. Nesse semestre especialmente, a gente mexeu na estrutura física da instituição, com troca de bebedouros, melhoria de datashow, melhoria de microscópio, melhoria dos laboratórios de medicina que foram todos reequipados, a provável abertura finalmente dos centros cirúrgicos que vão começar acontecer na clínica, reforma com relação aos professores, o local que os professores ficam aqui em Cajazeiras, o prédio vai ser reequipado internamente para que os professores tenham um conforto melhor quando chegam em Cajazeiras, e isso reflete no meu aluno também. Também na contramão de todo o país […] vai ser uma reavaliação para mais, para maior intitulação dentro da instituição. A gente vai privilegiar obrigatoriamente mestres e doutores. Vai estimular que as pessoas façam mestrado, façam doutorado, e compensar isso financeiramente dentro da instituição, isso já é feito, mas de forma muito incipiente, e agora ela vai ser feita de forma realmente a dar orgulho a quem conseguir subir de patamar”, disse Ana Goldfarb.

Encontro Pedagógico no Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), para o semestre 2023.1 – foto: TV Diário do Sertão

A pró-reitora de Graduação da UNIFSM, a professora Eclivaneide Caldas, ressalta a inovação pedagógica que a instituição desenvolve ao longo dos semestres.

“É bom dizer que é um momento mesmo importante do planejamento didático e pedagógico. Nós já tivemos o planejamento grande, o macro, que foi com todos os coordenadores dos cursos de graduação. Nós estamos pensando tudo conjuntamente, e agora temos esse momento, hoje e amanhã, durante todo o dia de hoje e amanhã esse planejamento. Trouxemos várias professoras renomadas, de fora, para fazer as oficinas, mesas redondas, rodas de conversas, trabalharem com os nossos docentes. Quanto aos nosso docente, nós temos uma equipe docente de excelência, são mestres, doutores, temos até especialistas também, mas especialistas que se destacam, e o comprometimento do nosso corpo docente é admirável, e a cada dia mais, na palavra das reitoras, elas dizem que vão valorizar sempre mais o seu corpo docente, o corpo docente do UNIFSM, porque nós sabemos que os nossos protagonistas mais importantes são os nossos alunos e o nosso corpo docente, todos nós aqui somos apenas colaboradores deles dois, desses dois atores, sem eles é impossível ter instituição”, ressaltou.

Teve também uma palestra com a professora e Presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega.

Encontro Pedagógico no Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), para o semestre 2023.1 – foto: TV Diário do Sertão

TEMA DO ENCONTRO:

Em um mundo em constante mudança, a educação desempenha um papel central para formar uma nova geração capaz de dialogar com as demandas da sociedade. Nesse contexto, o planejamento pedagógico para os professores surge como caminho para alcançar um dos objetivos da IES, que é aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.

As experiências com a pandemia de covid-19 mostram a importância de estar atualizado e em constante mudança. O mundo inteiro precisou se adaptar a uma realidade digital e a lidar com uma série de alterações comportamentais. Na sala de aula, seja ela física ou virtual, esse sentimento foi amplificado.

Com o papel de conduzir a aprendizagem, os professores precisaram se reinventar, descobrir novas ferramentas, desenvolver competências, comunicar de forma diferente. Entretanto, aprender novas habilidades não é novidade na vida do docente, isso faz parte da busca por entregar um ensino de qualidade e garantir o aprendizado.

PRESENÇAS

Participaram do encontro que termina nesta terça-feira (31), a Professora mestra Eclivaneide Caldas de Abreu Carolino – Pró-Reitora de Graduação; professora Dra. Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa – Pró-Reitora de Pós-Graduação e EaD; professor mestre Ubiraídys de Andrade Isidório – Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão; professora mestra Maria Aparecida Ferreira Menezes Suassuna – coordenadora de Psicologia; professora Paula Elizabeth Morais Mangueira – secretária acadêmica; professora mestra Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega – palestrante;

Encontro Pedagógico no Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), para o semestre 2023.1 – foto: TV Diário do Sertão

PALESTRANTE

A professora e palestrante Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega é presidente do Conselho Federal de Psicologia; psicóloga, formada pelo Centro Universitário de João Pessoa; mestra pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); atuou como Conselheira presidente do Conselho Regional de Psicologia 13ª Região da PB, nas gestões: (2010-2013 e 2013-2016) e como Conselheira do Conselho Nacional de Saúde, enquanto presidente da Comissão Intersetorial de Saúde Mental; vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia na gestão (2016-2019) e atualmente, é presidenta do Conselho Federal de Psicologia Gestão (2020-2022); psicóloga clínica; professora e supervisora de Estágio em processos clínicos de prevenção e promoção da saúde, e coordenadora da Pós-Graduação em Psicologia Humanista no Instituto Paraibanos de Educação (UNIPE); e professora do curso de Psicologia do UNIESP, Centro Universitário.

VEJA MAIS FOTOS DO ENCONTRO PEDAGÓGICO NO UNIFSM:

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: