header top bar

section content

VÍDEO: Emoção marca a cerimônia do jaleco na recepção de novos alunos dos cursos de saúde do UNIFSM

Os pais vestem os filhos com jalecos dos seus respectivos cursos de saúde como uma espécie de rito de passagem que não é apenas um simbolismo estético, mas principalmente um ato que representa a gênese do curso e da profissão

Por Jocivan Pinheiro

04/10/2023 às 18h35 • atualizado em 04/10/2023 às 18h45

Muita emoção marcou a tradicional “cerimônia do jaleco” no Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM). Esse momento simbólico é quando a direção do centro, os coordenadores de cursos e os professores recepcionam seus novos alunos dos cursos de saúde em uma cerimônia que marca o início de uma nova caminhada acadêmica.

Os pais vestem os filhos com os jalecos dos seus respectivos cursos de saúde como uma espécie de rito de passagem que não é apenas um simbolismo estético, mas principalmente um ato que representa a gênese do curso e da profissão.

Alunos dos diversos cursos da instituição, a exemplo de Medicina, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Biomedicina tiveram o primeiro contato caloroso com o ambiente do UNIFSM.

A Roberta, que é aluna do curdo de Fisioterapia, e a mãe dela, dona Maria Elza, não seguraram a emoção ao falarem do início dessa nova caminhada. A jovem deixou um recado de otimismo a quem pretende fazer o que sonha.

“Minha mensagem para vocês é que não desistam. Esse momento aqui vale ouro. E, por favor, ergam a cabeça e sigam em frente”, falou Roberta.

Reitoria e professores deram as boas-vindas ao novos alunos (Foto: Victor Batista/TV Diário do Sertão)

As reitoras do UNIFSM, Ana Goldfarb e Sheylla Lacerda, falaram da importância dessa cerimônia ao lado dos alunos e familiares e deixaram uma mensagem de incentivo aos calouros.

“Eles vão entrar nessa luta junto com a gente para que tenham uma profissão superior e isso é muito importante. Mas, eu deixei claro aqui que os filhos que não conseguirem pegar num diploma, seguirão carreiras diferentes, alternativas à faculdade, e continuarão sendo filhos amados e com grande potencial da mesma forma”, disse Ana Goldfarb.

“Eles realmente estão numa instituição muito comprometida com o ensino, com a educação, e a gente está aqui dando nosso melhor para recebê-los. Que eles aproveitem o máximo o tempo que estão na instituição e que podem colher frutos dessa convivência”, destaca Sheylla Lacerda.


FOTOS

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: