header top bar

section content

Estudantes de Enfermagem da UFCG de Cajazeiras participam do maior congresso anual de saúde da América Latina

A equipe "Tropeiras do Sertão" é formada por cinco discentes do 7° período do curso superior de Enfermagem, que desenvolveram um projeto para apresentar no 25° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem

Por Diário do Sertão

28/10/2023 às 19h50 • atualizado em 28/10/2023 às 19h54

Equipe “Tropeiras do Sertão” no 25º Congresso dos Conselhos de Enfermagem (Foto: Divulgação)

Na última semana de outubro, nos dias 23 e 24, cinco estudantes de Enfermagem do campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participaram do maior congresso anual da área da saúde na América Latina, o 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, realizado em João Pessoa.

No congresso, as estudantes Thiemmy Almeida, Marinete Silva, Teresa Noemia, Vitória Vasconcelos e Laís Moura participaram do “2º Bootcamp Health Tech: Inovação e Empreendedorismo para Criação de Valor em Saúde e Enfermagem”. As discentes estão no 7° período do curso superior de Enfermagem e participaram do evento com intuito de criar novos produtos para inovar na assistência em enfermagem.

O projeto que a equipe “Tropeiras do Sertão” desenvolveu foi o “apraze-enf”, sistema informatizado para aprazamento de medicamentos, no qual os pacientes são registrados com as medicações e doses utilizadas durante a internação hospitalar.

Esse sistema alerta a equipe de enfermagem quando será a próxima dose de medicação do paciente. É possível ver detalhes e tirar dúvidas com o grupo no Instagram @maratonando_sus.

Equipe “Tropeiras do Sertão” no 25º Congresso dos Conselhos de Enfermagem (Foto: Divulgação)

Apesar do projeto das estudantes não ter sido selecionado entre os primeiros, Thiemmy Carvalho destaca a importância de participar de um congresso com grande magnitude como esse. “Foi um marco na nossa vida enquanto graduandas de enfermagem. Contribuir com ideias para inovação na área da enfermagem nos fez ver como a enfermagem é uma área forte e grande.”

O 25° Congresso Brasileiro aconteceu em João Pessoa, de 23 a 26 de outubro, com transmissão ao vivo na plataforma da CofenPlay. Ele reúne conhecimentos científicos, políticos e éticos da profissão de enfermagem e contou também com o encontro de gestão dos Conselhos de Enfermagem e eventos simultâneos, como o 6º Encontro Latino-Americano de Saúde Mental, Encontro do Conselho de Enfermagem do Mercosul (CREM) e Seminário Internacional de Enfermagem de Práticas Avançadas.

Matéria de *Lhudmylla Gadelha,
com supervisão de Jocivan Pinheiro

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: