header top bar

section content

VÍDEO: Reitor da UFCG anuncia R$ 20 milhões do PAC para HUJB e duas novas residências médicas no hospital

Hospital Universitário Júlio Bandeira, em Cajazeiras, está em processo de ampliação, e os recursos chegam para garantir a execução de uma grande parte da obra

Por Jocivan Pinheiro

12/01/2024 às 18h39 • atualizado em 12/01/2024 às 18h47

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professor doutor Antônio Fernandes, anunciou nessa sexta-feira (12), em um podcast produzido pela TV Diário do Sertão, que o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) foi contemplado com R$ 20 milhões em recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. Outra instituição contemplada foi o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande.

O HUJB, localizado em Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, está em processo de ampliação, e os recursos chegam para garantir a execução de uma grande parte da obra. Atualmente com 51 leitos, a unidade deverá ser ampliada para 127 leitos, além de novos cursos e residências.

“Pra gente é uma grande alegria porque a gente sabe muito bem o que perdeu quando conquistamos 25 milhões e foi devolvido, à época, por outras gestões. E a gente conseguiu, graças a Deus, com muita persistência e esperança, o olhar do Governo Federal, que contemplará esse hospital com 20 milhões para o início da obra”, destacou o reitor Antônio Fernandes.

HUJB, em Cajazeiras

Outras novidades é no campo de ensino. Saíram hoje do Diário Oficial da União (DOU) a aprovação de mais duas residências médicas para o HUJB: residência em Pediatria e residência em Ginecologia & Obstetrícia. Com a residência em Saúde da Família & Comunidade que já existia, são agora três no hospital. O reitor afirma que as residências são fundamentais para fixar médicos na região de Cajazeiras.

“Muitas vezes, o esforço que é feito para se criar um curso de Medicina no interior é insuficiente para reter aqueles estudantes que vão passar ali seis anos e depois vão fazer residências médicas em outras cidades. A gente perde aquele morador e profissional para outro local que possua residência. Então, a criação de programas de residência em hosptais como esse, que está no interior do interior, no Sertão, numa região fronteirística, é motivo de grande alegria, não só para essa universidade, mas eu tenho certeza que para todo o Governo Federal, que está investindo recursos através do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação”, explica Antônio Fernandes.

O reitor também informou que o Hospital Universitário Alcides Carneiro, o Hospital Universitário Júlio Bandeira e o Hospital Veterinário da UFCG em Patos estão incluídos entre os eixos para os quais os parlamentares paraibanos devem indicar emendas de bancada em 2024.

Reitor da UFCG, Antônio Fernandes; superintendente do HUJB, Ana Paula Oliveira; gerente de Ensino e Pesquisa Francisco Figueiredo e gerente administrativo Reno Lisboa (Foto: Diário do Sertão)

Residência é instrumento de fixação, ressalta a superitendente

A importância das residências médicas para manter profissionais no local também foi ressaltada pela superintendente do HUJB, a professora Ana Paula Oliveira. Ela recorda a dificuldade que o hospital tem enfrentado para convocar médicos através de concurso público, por causa da distância da cidade para grandes centros.

“Realmente, a residência médica é um instrumento de fixação de médicos. A gente viu e viveu um problema muito grande aqui, e ainda tem lacuna assistencial na pediatria. A gente precisa captar mais pediatras para o nosso serviço. E aí a perspectiva é que esses profissionais fiquem na região. A gente já tem expectativas muito grandes, inclusive dos nossos alunos e de alguns que já concluiram residência em Medicina da Família, de concorrer a essa residência. A gente já conta com a certeza de que vai ter uma adesão muito grande, não só para Pediatria, mas para Ginecologia e Obstetrícia também”, disse Ana Paula.

O podcast foi mediado pelo gerente de Ensino e Pesquisa do HUJB, Francisco Figueiredo, com participação do gerente administrativo Reno Lisboa.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: