header top bar

section content

Com 17 anos, estudante de escola pública de Cajazeiras é aprovado para medicina na UFPE em Caruaru

Hérik Gabriel conclui o ensino médio na melhor escola pública da Paraíba, a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC-UFCG).

Por Redação Diário

01/02/2024 às 00h54 • atualizado em 01/02/2024 às 09h17

Hérik Gabriel Ferreira dos Santos é aprovado para medicina na UEPE em Caruru (Foto: arquivo pessoal)

Nos últimos três anos, Hérik Gabriel Ferreira dos Santos tinha o foco em um objetivo: cursar medicina. O jovem nascido no interior da Paraíba é estudante de escola pública na cidade de Cajazeiras, região do Sertão do estado.

Em 2021, Hérik iniciou o ensino médico em meio a pandemia que não foi um pretexto para atrapalhar os planos do jovem de 17 anos, pelo contrário, o desafio fez com que a dedicação aos estudos aumentasse em dobro.

“A questão de estudar em casa, no início eu fiquei um pouco inseguro, porque eu achava que a gente não teria a mesma qualidade de aprendizado estudando online, mas nesse sentido tivemos bastante suporte dos professores, da escola, então com o tempo essa insegurança acabou. E eu também tive muito apoio dos meus pais. Eles não colocaram obstáculos pra me dar a melhor educação durante a pandemia”, destacou o jovem.

Hérik Gabriel conclui o ensino médio na melhor escola pública da Paraíba, a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC-UFCG). A instituição é a que mais pontua desde de 2016, como intuição de ensino pública no estado no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), por isso, Cajazeiras possui a alcunha de ‘A terra que ensinou a Paraíba a ler’.

DESTAQUE NA REDAÇÃO
Craque na redação, ele tirou 960 pontos e foi aprovado para UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), campus de Caruru. Ele já começa a estudar na universidade no primeiro semestre de 2024.

Hérik ao lado dos seus pais e sua irmãzinha (Foto: Arquivo pessoal)

PAIS ORGULHOSOS COM O FILHO
Tanto esforço e dedicação é motivo de orgulho para os pais, Frank Herik Alexandre dos Santos e Elza Ferreira dos Santos que sempre apoiaram o caminho que o seu filho escolheu seguir.

“Eu e minha esposa sempre incentivamos nosso filho, a emoção é muito grande, como seria de qualquer pai e mãe”, comemorou o professor Frank, pai da estudante.

“Fazia todos os simulados que podia. Sempre tentando alcançar seu objetivo de passar no Enem para Medicina que era seu sonho”, destacou a mãe Elza Ferreira.

AVÔS COMEMORAM
Emoção parecida são dos dois avôs Fransquinho da prefeitura, por parte do pai e José Inácio do sítio Bé, por parte mãe que vibraram de alegria.

Hérik Gabriel conclui o ensino médio na melhor escola pública do Paraíba, a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras da UFCG. (Foto: Arquivo pessoal)

FOCO E FORÇA DE VONTADE
Ao Diário do Sertão, Herik finalizou dizendo: “Eu costumo dizer que você só precisa de duas coisas pra chegar no curso que você quiser chegar: foco e força de vontade”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: