header top bar

section content

VÍDEO: Com Jessier Quirino e várias homenagens, Campus Cajazeiras do IFPB encerra celebração de 30 anos

Dentro da programação, música, poesia, lançamento de livros, inauguração da Galeria de Ex-diretores e homenagens a quem dedicou competência e compromisso à instituição

Por Luis Fernando Mifô

05/12/2024 às 18h07 • atualizado em 05/12/2024 às 18h13

Na cidade conhecida por ter “ensinado a Paraíba a ler”, o Campus Cajazeiras do IFPB organizou uma festividade para comemorar os 30 anos de atividades. Dentro da programação, música, poesia, lançamento de livros, inauguração da Galeria de Ex-diretores e homenagens a quem dedicou competência e compromisso com a instituição.

A abertura na noite da terça-feira (03) foi com a Orquestra Acordes do Monte, do município de Monte Horebe, formada por crianças e adolescentes, que trabalha a inclusão social através da música. Em seguida ocorreu o lançamento de dois livros numa parceria entre a Editora IFPB, Editora Moura S.A e CRV do Paraná.

Primeiro a professora aposentada Margarida Maria de Araújo lançou o livro “Reverberações Crônicas”, que reúne 77 textos que narram situações do cotidiano de forma criativa e humorada. em seguida, foi lançado o livro “Entrelugar da Poesia no Caos da Pandemia”, organizado pela professora Eva Maria Campos, com poemas dos alunos Jacinta dos Santos, Sarahbelle Cartaxo e Telma Bezerra. Através de poemas os jovens trazem reflexões sobre o momento da pandemia de Covid-19.

Na manhã de quarta-feira (04), dia que marca a inauguração do Campus, as comemorações prosseguiram com o hasteamento de bandeiras e execução do hino nacional. Na sequência, o diretor-geral Abinadabe Andrade e a reitora Mary Roberta descerraram uma placa comemorativa em alusão ao 30º aniversário do Campus Cajazeiras. A festa foi animada pela Orquestra Uiraunense de Frevo, que conduziu os convidados até o ginásio poliesportivo, onde houve o tradicional corte do bolo ao som dos parabéns.

Celebração do aniversário de 30 anos do IFPB de Cajazeiras (Foto: Mateus Rolim/TV Diário do Sert

O diretor-geral Abinadabe Andrade disse que as comemorações têm como foco a memória e o reconhecimento dos servidores que passaram pelo Campus e dos alunos que conseguiram êxito em sua formação. “Estamos vivendo um momento nostálgico, vamos seguir os passos de quem nos antecedeu, de continuar crescendo, ampliando o número de vagas, para que cada vez mais os sertanejos tenham a oportunidade de estudar aqui e transformar suas vidas”.

“É muita emoção, eu participei da inauguração desse campus e acompanho a sua evolução com alegria. A importância desse campus para a região e para o estado é muito grande, são muitos resultados para comemorar. Temos alunos egressos espalhados por todo o país e no exterior, atuando na sua ação profissional, e também como cidadãos porque tiveram aqui conhecimentos de ética, de humanidade, ensinamentos que levam adiante onde estejam”, disse a reitora Mary Roberta.

Para a diretora de Articulação Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino, Lucrécia Petrucci, que atuou como diretora-geral do Campus Cajazeiras no período de 2014 a 2022, voltar ao campus é sempre uma alegria. “Mesmo não estando cotidianamente aqui, tenho uma relação forte com esta unidade, temos feito um trabalho sistêmico junto a PRE, atendendo demandas e acompanhando o desenvolvimento do campus na gestão do professor Abinadabe e sua equipe”.

Poeta Jessier Quirino nas celebrações do aniversário de 30 anos do IFPB de Cajazeiras (Foto: Mateus Rolim/TV Diário do Sertão)

A noite começou com um recital de poesia popular a cargo do poeta Jessier Quirino, que encantou a plateia com versos carregados de humor e reflexão. Em seguida houve o lançamento do livro “Encontros de Memórias: Trajetórias do Campus Cajazeiras em seus 30 anos”, organizado pelos servidores Ana Paula Cruz, Ildegard Alves e Hegildo Holanda.

A direção do Campus também homenageou aqueles que contribuíram com a Instituição. Foram agraciados com comendas: Maria de Fátima Cartaxo e Edme Tavares (in memoriam) e os ex-diretores Antônio Carlos Varela, João Batista Silva, Dimas Andriola, Roscellino Bezerra, Valnyr Lira e Lucrécia Petrucci. Encerrando as comemorações houve a inauguração da Galeria de Ex-diretores do Campus.

Celebração do aniversário de 30 anos do IFPB de Cajazeiras (Foto: Mateus Rolim/TV Diário do Sertão)

As festividades contaram com as participações da comunidade acadêmica e familiares, além de diretores sistêmicos e diretores gerais de vários Campi, da Pró-Reitora da PRPIPG, Silvana Costa; Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Josy Batista; Pró-Reitor de Ensino, Neilor César; Pró-Reitor de Administração e Finanças, Albino Nunes, Diretora de Extensão Tecnológica da Proexc, Elaine Oliveira, Diretor de Cultura, Erivan Lopes e dos ex-reitores João Batista da Silva, Antônio Carlos Varela e Nicácio Lopes.

O Campus Cajazeiras possui cerca de 1.570 estudantes matriculados. A unidade oferece os Bacharelados em Engenharia Civil e de Controle e Automação, Licenciatura em Matemática e o Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Oferta ainda dois Cursos Técnicos Subsequentes (Eletromecânica e Edificações) e no Integrado (Informática, Edificações e Eletromecânica). O Campus Cajazeiras foi inaugurado em 1994 pelo diretor Bráulio Pereira Lins (In Memoriam) quando o Instituto Federal era denominado Escola Técnica Federal da Paraíba.

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO com Ascom IFPB

Recomendado pelo Google: