header top bar

section content

VÍDEO: “O Direito ao Alcance de Todos” discute o tombamento como forma de proteção ao patrimônio cultural

Estudantes de Direito da UFCG – Campus Sousa explicam, de forma acessível, como o tombamento protege bens culturais e quais são os impactos legais para os proprietários

Por Luiz Adriano

08/08/2025 às 15h50

Na última segunda-feira, dia 4 de agosto, o programa “O Direito ao Alcance de Todos”, transmitido pelo canal da TV Diário do Sertão no YouTube, trouxe à pauta o tema “Tombamento: explicando a proteção ao patrimônio”, promovendo um debate acessível e esclarecedor sobre um dos instrumentos mais importantes de preservação cultural no Brasil.

O programa é apresentado pelos alunos do curso de Direito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campus Sousa, e contou, nesta edição, com a participação de Lorena Aurea Abreu dos Santos, Maycon Gurgel de Sousa e Paulo Victor Amaral Gadelha, todos integrantes do projeto de extensão.

Durante o programa, os extensionistas explicaram o conceito de tombamento, com base no Decreto-Lei nº 25/1937, que regulamenta a proteção dos bens de valor histórico, artístico, cultural ou arqueológico. O objetivo do tombamento, segundo os estudantes, é assegurar a preservação desses bens para as futuras gerações. Foram também destacados os três tipos de tombamento — voluntário, compulsório e de ofício — e citados exemplos emblemáticos, como a Pedra de Ingá, na Paraíba.

Outro ponto citado foi em relação às implicações legais para os proprietários de bens tombados, incluindo as restrições de uso, custos de manutenção e as possíveis sanções em caso de descumprimento das normas de preservação. O discentes também explicaram o papel das diferentes instâncias responsáveis pela proteção dos bens tombados: o Iphan (nível federal), o Iphaep (nível estadual, na Paraíba), e as secretarias municipais de cultura.

Os apresentadores também esclareceram a diferença entre tombamento e desapropriação: enquanto o tombamento visa preservar o bem mantendo sua posse original, a desapropriação transfere a propriedade para o poder público, mediante indenização, para fins de interesse coletivo.

“O Direito ao Alcance de Todos” vai ao ar todas as segundas-feiras, das 17h às 18h – Foto: TV Diário do Sertão

O Programa

A proposta do programa é orientar o público a buscar soluções para problemas cotidianos considerados de menor complexidade, de forma rápida, sem burocracia e gratuitamente.

“O Direito ao Alcance de Todos” é um projeto de extensão da UFCG – Campus Sousa, que busca democratizar o conhecimento jurídico para a população. O programa vai ao ar todas as segundas-feiras, das 17h às 18h, pelo canal da TV Diário do Sertão no YouTube, com apresentação dos alunos de Direito.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: