header top bar

section content

VÍDEO: Professor Ivo Lavor cita conexões entre neurociência e textos sagrados no desenvolvimento de crianças

O primeiro exemplo ele tirou do Livro de Provérbios, da Bíblia, na passagem que diz que "a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira"

Por Luis Fernando Mifô

15/12/2025 às 17h02 • atualizado em 15/12/2025 às 17h06

Na coluna Diário Educação desta segunda-feira (15), no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o professor Ivo Lavor demonstrou que é possível fazer conexões importantes entre neurociência e textos sagrados para o desenvolvimento infantil.

O primeiro exemplo ele tirou do Livro de Provérbios, da Bíblia, na passagem que diz que “a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Segundo Lavor, a neurociência descobriu que, diante de uma situação de furor no comportamento de uma criança, “se nós trouxermos uma resposta branda, nós ativamos o nervo vago [do cérebro]. Esse nervo é responsável para trazer paz e tranquilidade e restabelecimento da criança”.

Outra conexão está relacionada ao perdão. Ivo Lavor conta que a neurociência descobriu que quando restauramos o vínculo por meio do perdão após um conflito, o corpo libera o “hormônio da segurança” que “reorganiza o cérebro e é super importante para a aprendizagem”.

A terceira relação tem como exemplo um ensinamento sagrado sobre “instruir as crianças no caminho em que elas devem andar”. Nesse sentido, Lavor faz uma conexão com as “janelas da aprendizagem” e cita a “janela de oportunidade” na primeira infância. “Aquela ocasião em que as estratégias que nós queremos desenvolver em nossas crianças devem ser na idade mais tenra”.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: