VÍDEO: 24 Estudantes viajam cerca de 45 minutos de barco para chegar à escola de São José de Piranhas
Diariamente, alunos das comunidades de Jenipapeiro, Barra, Timbaúba e Sítio cortam as águas do Açude de Boqueirão de Piranhas para garantir o direito ao estudo.
Enquanto para muitos o caminho para a escola é feito por terra, para 24 estudantes da zona rural de São José de Piranhas, cidade da região de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, o “ônibus escolar” é, na verdade, uma embarcação. Diariamente, alunos das comunidades de Jenipapeiro, Barra, Timbaúba e Sítio cortam as águas do Açude de Boqueirão de Piranhas para garantir o direito ao estudo.
O destino final é o Distrito de Piranhas Velhas. A viagem, que dura cerca de 45 minutos, é conduzida pelo comandante Daniel Vieira. Segundo ele, o transporte é feito com rigoroso cuidado. “Todos trafegam com colete salva-vidas. É a segurança que o prefeito Domingos Neto deu a cada um aluno, garantindo uma tranquilidade melhor na ida e na volta”, destacou o comandante.
Agilidade e logística a escolha pelo transporte aquático não é apenas uma questão de geografia, mas de eficiência temporal. Por terra, as estradas vicinais da região exigiriam um deslocamento de aproximadamente duas horas. Pelas águas, o tempo é reduzido pela metade, tornando a rotina dos jovens menos exaustiva.

A viagem, que dura cerca de 45 minutos, é conduzida pelo comandante Daniel Vieira. Segundo ele, o transporte é feito com rigoroso cuidado.
Apesar da longa distância, os estudantes já se integraram à paisagem do açude. O balanço das águas e o motor da embarcação tornaram-se sons familiares em uma jornada que reflete o esforço e a esperança de quem vive no campo. Como diz a canção que encerra o registro da reportagem: “Nesta longa estrada da vida, vou correndo e não posso parar, na esperança de ser campeão”.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário