header top bar

section content

VÍDEO: Queda de braço de Bolsonaro com Alexandre de Moraes e suposta censura na imprensa agitam debate

Os radialistas Wilame Soares, Alexandre Galvão, Levi Dantas; o advogado Claudenilo Pereira e o cartunista Luis Fernando Mifô discutiram sobre os temas mais polêmicos das eleições 2022

Por José Dias Neto

29/10/2022 às 13h13

No debate no Olho Vivo desta sexta-feira (28), os radialistas Wilame Soares, Alexandre Galvão, Levi Dantas; o advogado Claudenilo Pereira e o cartunista Luis Fernando Mifô discutiram sobre os temas mais polêmicos das eleições 2022. Entre eles, as decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) envolvendo a Jovem Pan. A emissora afirmou em nota que o TSE impôs as restrições “ao arrepio do princípio democrático de liberdade de imprensa, da previsão expressa na Constituição de impossibilidade de censura e da livre atividade de imprensa”.

O Tribunal Superior Eleitoral disse que as decisões são inéditas e visam dar integridade e equilíbrio ao processo eleitoral, além de reduzir a propagação de desinformação no período eleitoral. Além disso, direito de resposta não é algo novo e nem exclusivo da Justiça Eleitoral.

Bolsonaro. Foto: Divulgação / PL

OPINIÃO DOS RADIALISTAS NO DEBATE

Os radialistas Wilame Soares, Alexandre Galvão e Levi Dantas se posicionaram contra a censura, defenderam a liberdade de expressão, mas reconheceram que existem ‘excessos’ de ambos os lados.

‘’Eu sou contra a censura. Eu assisto quase todos os programas da Jovem Pan e vejo as esculhambações. O menor nome é bandido. Nós estamos num período eleitoral e aqui no interior nós cumprimos as regras, mas na Jovem Pan eles escracham. Quando são punidos querem se vitimizar, dizendo que foram censurados. Sou contra a censura, mas tudo sem seu limite’’, disse o radialista sousense, Wilame Soares.

‘’Você dizer que Lula é ex-presidiário não é mentira. É a forma como você está dizendo. A verdade vai interessar a quem está do seu lado. Chamar Lula de ladrão num período que é vedado’’, afirmou Alexandre Galvão.

‘’Se não existisse o TSE e Justiça Eleitoral pra elaborar as regras e disciplinar as regras numa eleição, o que mais se poderia se ouvir das emissoras? O que acontece no Brasil hoje é um exagero. Acho que a Jovem Pan exagerou. Como a Globo exagera, a CNN exagera, mas a gente tem que ter os órgãos fiscalizados da lei porque se não vira bagunça’’, disse o radialista Levi Dantas.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, cumprimenta o ministro do STF, Alexandre de Moraes / Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O QUE DIZ O ADVOGADO?

Claudenilo Pereira disse que a eleição 2022 está sendo regulamentada legalmente e defendeu as medidas previstas na lei para disciplinar todos os candidatos, independentemente da coligação.

‘’Existe um discurso que propositadamente influencia o povo a votar em determinados candidatos e demonizar outros candidatos. O Brasil vai ter uma afirmação da democracia após essa eleição porque o presidente que ganhar vai ter chamar a população para respeitar as instituições’’, defendeu o advogado Claudenilo Pereira, que atua na área eleitoral na região de Cajazeiras.

POSICIONAMENTO DO CARTUNISTA NO DEBATE

O cartunista Luis Fernando Mifô também comentou sobre os polêmicos embates entre Alexandre de Moraes, ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, e o presidente Jair Bolsonaro.

‘’No caso do TSE, se fosse uma questão de escolha, eles escolheriam o Alexandre de Moraes. Eles vislumbrariam a gravidade que a eleição se tornaria e só Alexandre de Moraes teria pulso.

ASSISTA O DEBATE COMPLETO

Os participantes apresentaram seus pontos de vista sobre o atual momento político do Brasil e as causas e consequências da campanha polarizada na TV e Rede Diário do Sertão.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: