VÍDEO: Publicado edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado, com 3.652 vagas
Inscrições começam em 2 de julho e seguem até o dia 20. Concurso abrange 32 órgãos federais e adota novas ações afirmativas
Foi publicado nesta segunda-feira (30/6), em edição extra do Diário Oficial da União, o edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). As inscrições estarão abertas de 2 a 20 de julho de 2025, com taxa única de R$ 70. Haverá isenção para inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e beneficiários do FIES ou do ProUni.O certame oferecerá 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal, organizadas em nove blocos temáticos, sendo 3.144 vagas de nível superior (incluindo 1.172 para provimento a curto prazo) e 508 de nível intermediário. As provas serão aplicadas em 228 cidades, em todas as unidades federativas.
A definição do número de órgãos participantes incluiu um ajuste técnico: o Ministério da Saúde foi considerado um único órgão, sem detalhamento de suas entidades vinculadas. A distribuição interna das vagas ficará sob responsabilidade do próprio ministério, mantendo a autonomia administrativa e sem alteração no total de oportunidades.
A segunda edição traz aperfeiçoamentos em relação à primeira, com destaque para a ampliação das ações afirmativas, reforço nos mecanismos de governança, exigência de confirmação de interesse para nomeação e curso de formação e aplicação das provas em duas datas diferentes.
LEIA TAMBÉM:
Paridade de gênero na segunda fase
Está garantida a participação de pelo menos 50% de mulheres entre os classificados para a segunda fase do concurso, que é a prova discursiva. Se esse percentual não for atingido com base nas notas da prova objetiva, serão chamadas mais mulheres até que haja equilíbrio. Essa medida não retira a vaga de ninguém: todos os candidatos e candidatas que atingirem a nota mínima serão convocados normalmente. O que muda é que, quando necessário, serão chamadas mais mulheres, além do número previsto inicialmente, para garantir a paridade de gênero nessa etapa.
Ampliação e aperfeiçoamento da política de cotas
Os percentuais de reserva de vagas obedecem à legislação vigente, assegurando maior representatividade dos seguintes grupos. Serão 25% para pessoas pretas e pardas; 3% para indígenas; 2% para quilombolas e 5% para pessoas com deficiência (PcD).
Além dos percentuais, os procedimentos de confirmação complementar da autodeclaração foram aprimorados. As avaliações serão realizadas de forma padronizada e centralizada, conforme diretrizes nacionais e marcos legais.
Todas as entrevistas serão gravadas em vídeo para ter transparência e direito ao contraditório. As bancas serão compostas por especialistas com formação diversa e qualificação em direitos humanos e políticas públicas. Para preenchimento das vagas reservadas, será convocado um número de candidatos até três vezes superior ao total de vagas destinadas às cotas.
Etapas do concurso e critérios de classificação
O certame será conduzido em duas fases principais de provas, com etapas complementares, conforme a natureza do cargo. A classificação dos candidatos será definida com base na Nota Final Ponderada (NFP), calculada a partir da soma dos seguintes componentes:
Nota da Prova Objetiva (NPO)
Nota da Prova Discursiva (NPD)
Nota de Avaliação de Títulos (NAT) – quando exigida para o cargo ou especialidade
Distribuição regional das vagas
A distribuição regional das vagas contempla todas as regiões do país, com 135 vagas destinadas à região Norte, 165 ao Nordeste, 814 ao Sudeste, 54 ao Sul e 4 ao Centro-Oeste (exceto o Distrito Federal). O Distrito Federal concentra 2.089 vagas, devido à presença majoritária dos órgãos da administração pública federal. Outras 391 vagas serão alocadas de forma flexível, conforme as necessidades da Administração Pública.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário