header top bar

section content

Sente muita sede, urina muito e se coça? Saiba que isso pode ser sinal de uma terrível doença. Veja!

Caso seja diagnosticado diabetes ou pré-diabetes, o tratamento deve ser iniciado para controlar a doença e evitar suas complicações

Por Tua Saúde

29/08/2018 às 07h45

Assim, na presença destes sintomas, principalmente se também existirem casos de diabetes na família, é recomendado fazer o exame de glicemia de jejum para verificar a taxa de açúcar no sangue

Os principais sintomas da diabetes costumam ser sede intensa, urina em excesso e coceira no corpo, e podem se manifestar em qualquer idade. No entanto, a diabetes tipo 1 costuma surgir principalmente durante a infância e adolescência, enquanto a diabetes tipo 2 está mais relacionada com o excesso de peso e a má alimentação, aparecendo principalmente após os 35 anos de idade.

Assim, na presença destes sintomas, principalmente se também existirem casos de diabetes na família, é recomendado fazer o exame de glicemia de jejum para verificar a taxa de açúcar no sangue. Caso seja diagnosticado diabetes ou pré-diabetes, o tratamento deve ser iniciado para controlar a doença e evitar suas complicações. Para ajudar no controle, veja um bom exemplo de remédio caseiro para diabetes.

O tratamento da diabetes é feito de acordo com a orientação do endocrinologista ou clínico geral e normalmente é feito com o uso de medicamentos que ajudam a diminuir a concentração de glicose no sangue, como a Metformina, por exemplo, e aplicação de insulina sintética em alguns casos. No entanto, é importante ter uma dieta adequada e praticar atividades físicas periódicas. Entenda como é feito o tratamento da diabetes.

Sintomas de diabetes tipo 2
Os sinais e sintomas iniciais da diabetes tipo 2 são mais comuns em pessoas com excesso de peso, obesidade ou alimentação rica em açúcar e gordura.

Na presença destes sintomas, é importante ir no médico para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, evitando o excesso de açúcar no sangue e complicações graves. Veja quais os exames que o médico pode utilizar para confirmar a diabetes.

A diabetes tipo 2 está muito relacionada à resistência à insulina, ou seja, esse hormônio não consegue colocar a glicose presente no sangue para dentro das células. O tratamento para esse tipo de diabetes pode ser feito com o uso da insulina ou hipoglicemiantes orais, além de exercícios físicos e dieta equilibrada. Veja quais são as frutas adequadas para diabetes.

Sintomas de diabetes tipo 1
A diabetes tipo 1 normalmente é diagnosticada durante a infância, mas algumas pessoas podem demorar até ao início da idade adulta para apresentar sintomas, sendo muito raros depois dos 30 anos.

Além disso, a criança e o adolescente também podem apresentar tontura, tremores, suor frio e apatia quando a taxa de glicose sanguínea é muito alta.

A diabetes do tipo 1 acontece quando o pâncreas não produz ou produz pouca insulina, fazendo com que o organismo não seja capaz de utilizar o açúcar presente no sangue. Viver com uma doença crônica como a diabetes que não tem cura não é fácil, pois ela acaba afetando de forma negativa a vida da pessoa. Existem algumas atitudes físicas e mentais que podem ajudar a conviver melhor com a doença, veja mais em Aprenda a Conviver com uma Doença que não tem cura.

Sintomas de diabetes gestacional
Os sintomas da diabetes gestacional são os mesmos da diabetes tipo 2, e incluem: sede excessiva, boca seca, e aumento da vontade de urinar. Estes sintomas podem surgir em qualquer fase da gravidez e, por isso, o médico poderá solicitar a realização do teste de glicose sanguínea de 2 a 3 vezes durante a gestação para o controle da taxa de açúcar no sangue.

Se não bem controlada durante a gestação, a diabetes pode causar complicações como parto prematuro, pré-eclâmpsia e excesso de peso no bebê. Veja mais complicações e como tratar aqui.

Fonte: Tua Saúde - https://www.tuasaude.com/sintomas-de-diabetes/

Recomendado pelo Google: