header top bar

section content

Comer ovo diariamente faz mal à saúde? Especialista explica

Os ovos de casca branca ou marrom trazem os mesmos benefícios à saúde, sendo importante na hora da compra observar apenas a qualidade da casca

Por Tua Saúde

03/09/2018 às 09h46

Os benefícios do ovo para a saúde

Comer ovo diariamente não faz à saúde e até traz diversos benefícios para o organismo, como ajudar a controlar o colesterol, favorecer o ganho de massa muscular e prevenir doenças nos olhos.

O ovo ficou conhecido por fazer mal à saúde porque sua gema é rica em colesterol, mas estudos mostram que o colesterol presente em alimentos naturais não faz à saúde, pois os alimentos processados é que desregulam o colesterol, como bacon, salsicha, presunto, linguiça, biscoitos recheados e fast food.

Quantos ovos posso comer por dia?
Os estudos não mostram um consenso na quantidade de ovos permitida por dia, mas consumir cerca de 2 a 4 unidades por dia faz bem para a saúde. Para pessoas com diabetes, o ideal é que o consumo seja de no máximo 1 a 2 unidades por dia, juntamente com uma alimentação equilibrada para manter os níveis de colesterol e glicemia adequados.

Ovo cru aumenta risco de infecção intestinal
O ovo cru ou mal passado pode conter a bactéria Salmonela, que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes, como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.

A melhor escolha é consumir o ovo cozido ou frito sem adição de óleo ou manteiga, para não aumentar a quantidade de calorias e de gordura consumida na dieta.

Teste para saber se o ovo está bom
Uma boa forma de saber se o ovo ainda está bom para consumir é colocar o ovo ainda íntegro num copo com água. Se ele boiar é porque já contém muito ar em seu interior, e por isso está velho ou estragado e não deve ser consumido. O ideal é consumir apenas o ovo que estiver no fundo do copo ou no meio da água.

Os ovos de casca branca ou marrom trazem os mesmos benefícios à saúde, sendo importante na hora da compra observar apenas a qualidade da casca, que deve estar limpa, fosca e sem rachaduras. Já na hora do preparo, a clara deve estar espessa e viscosa e a gema firme e centralizada, sem se desfazer após a quebra da casca.

Também é importante lembrar que os ovos devem ser guardados na geladeira, de preferência na parte interna, pois a porta da geleira sofre muitas variações de temperatura, o que prejudica a conservação deste alimento.

Benefícios do ovo para a saúde

Benefícios do ovo
Além de não prejudicar o coração, outros benefícios são:

Aumento da massa muscular, porque é uma boa fonte de proteínas;
Prevenir doenças como câncer, por ser rico em antioxidantes, como triptofano e tirosina;
Diminuir a absorção de colesterol no intestino, por ser rico em lecitina;
Prevenir o envelhecimento precoce, por ser rico em selênio, zinco e vitaminas A e E;
Combater anemia, por conter ferro e ácido fólico;
Proteger a visão, por conter os antioxidantes luteína e zeaxantina;
Manter a saúde dos ossos, por conter cálcio e fósforo;
Ajudar na formação da memória do feto e prevenir câncer de mama, por conter colina;
Assim, o ovo só não deve ser consumido em casos de alergia à albumina, que é a proteína deste alimento que está presente na clara.

Como preparar ovos de forma saudável
Aqui estão algumas receitas saudáveis.

Como fazer ovo no micro-ondas:

Outra forma fácil e prática é prepará-lo no micro-ondas, pois também não leva óleo. Deve-se esquentar um prato fundo no micro-ondas por 1 minuto, abrir o ovo no prato, temperar e furar a gema, para que ela não estoure. Em seguida, coloca-se tudo no micro-ondas por mais 1 minuto.

Como fazer ovo pochê:

Para fazer a versão pochê, deve-se quebrar o ovo cuidadosamente e transferi-lo para uma panela com água em ponto de fervura, que é quando as primeiras bolinhas de ar começam a se formar no fundo da panela. Deixar o ovo cozinhar por cerca de 7 minutos e retirar com o auxílio de uma escumadeira, deixando a água escorrer antes de colocá-lo no prato para servir.

Como fazer ovo frito sem óleo:

Para evitar o uso de óleo, deve-se colocar o ovo em uma frigideira antiaderente bem aquecida, adicionar 1 colher de sopa de água e tampar a frigideira para que o ovo cozinhe com o vapor.

Como fazer farofa de ovo:

Para cada ovo deve-se utilizar 4 colheres de sopa de farinha de mandioca, 1 colher de sopa de cebola picada e meia colher de sopa de óleo, manteiga ou margarina. Deve-se dourar a cebola na manteiga, acrescer o ovo e quando ele estiver quase cozido, adicionar a farinha aos poucos.

Como fazer omelete de clara:

Para quem não pode comer gemas de ovo em excesso, o ideal é fazer um omelete de claras.

Ingredientes:

3 claras
1 colher de sopa de água ou leite
1 xícara chá de legumes cozidos (tomate, cenoura, brócolis)
¼ de xícara de chá de queijo cottage ou ricota
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, misture as claras, o leite e os temperos. Coloque em uma frigideira pré aquecida e cozinhe por 2 minutos. Adicione o recheio de legumes e queijo, ou recheie como preferir, deixando cozinhar até o queijo derreter.

Fonte: Tua Saúde - https://www.tuasaude.com/ovo-faz-mal-a-saude/

Recomendado pelo Google: