header top bar

section content

Confira os 10 alimentos prejudiciais e perigosos demais para à saúde que você come todos os dias

Sabe o pãozinho com manteiga que você come no café da manhã? Pois é. Conheça 10 alimentos prejudiciais à saúde que você come todos os dias.

Por Segredos do Mundo

12/06/2019 às 09h01

Que tal o pãozinho com manteiga do café da manhã? Se os dois alimentos são terríveis para a saúde, o que dizer sobre os dois juntos todos os dias?

Comida, com certeza, é uma das melhores coisas da vida, mas é também um assunto muito sério. Como você já viu aqui, existem alimentos que são um verdadeiro veneno quando requentados e outros, que podem ser extremamente tóxicos para o organismo humano. E, como você vai conferir agora, o que mais tem por aí são alimentos prejudiciais à saúde e que posam por aí de “bonzinhos”.

+ Já disseram a você que a semente de chia é saudável, mas isto até agora ninguém lhe revelou!

Agora, antes de você conferir essa lista completa de alimentos prejudiciais à saúde, é bom que você fique sabendo que a maioria deles todos nós consumimos todos os dias. Muitos até são verdadeiras “manias” cotidianas.

Quer um exemplo? Que tal o pãozinho com manteiga do café da manhã? Se os dois alimentos são terríveis para a saúde, o que dizer sobre os dois juntos todos os dias?

Ficou frustado? Calma que nós nem começamos! Isso porque estão entre os alimentos prejudiciais à saúde o bacon que a maioria das pessoas venera, os refrigerantes, os adoçantes artificiais e até mesmo os alimentos à base de soja.

Dá para acreditar nisso? Na lista abaixo você vai ver muito mais coisas que estão enfraquecendo seu corpo diariamente sem que você saiba.

Confira 10 alimentos prejudiciais à saúde que você come todos os dias:

1. Margarina
Apesar da falsa fama de ser uma opção mais saudável e de ter menos calorias que a manteiga, a verdade é que a margarina é o verdadeiro vilão. Ela faz parte da lista de alimentos prejudiciais à saúde devido aos óleos vegetais que compõem esse produto e que são, na verdade, hidrogenados. Aliás, são eles que fazem a margarina adquirir aquela textura sólida e cremosa, mesmo em temperatura ambiente.

Outra coisa preocupante na margarina é que esses óleos hidrogenados são verdadeiras fontes de gordura trans. Esse tipo de gordura é perigoso, segundo a medicina, por levar à acumulação de colesterol ruim nas artérias, o que aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames.

2. Carnes processadas
Você é daquelas pessoas que não resistem a salsinhas, salaminhos, linguiças, bacon ou mesmo a um bom presunto ou mortadela? Todas essas carnes são processadas e, por isso, são ricas em sódio e gorduras.

Mas não é só isso. Além de colaborar com o ganho de peso, com o aumento do colesterol e da pressão sanguínea, estudos recentes apontam que o consumo frequente de carnes processadas aumentam o risco de desenvolver câncer de cólon.

3. Refrigerantes
Depois da água mineral, os refrigerantes são as bebidas mais consumidas ao redor do mundo, especialmente nos Estados Unidos. O problema é que as quantidades elevadas de açúcar presente na composição dessas bebidas podem trazer várias complicações à saúde ao longo do tempo. Como elas elevam os níveis de açúcar no sangue, as pessoas podem desenvolver resistência à insulina, o que pode resultar em diabetes, por exemplo.

4. Adoçantes artificiais
Todo mundo acha que produtos lights e diets são mais saudáveis. O problema, no entanto, é que todos esses produtos são ricos em adoçantes artificiais, como aspartame e sucralose, que substituem o açúcar.

Conforme estudos, é crescente o número de casos de aumento do açúcar no sangue em pessoas que fazem uso frequente de adoçantes. Isso faz com que o produto tenham um efeito reverso do esperado, deixando seus consumidores mais expostos à obesidade, ao diabetes e até mesmo à hipertensão.

5. Frituras
Embora sejam sempre deliciosas, frituras fazem parte da lista de alimentos prejudiciais à saúde e todo mundo sabe disso. Quando você come alguma comida frita, você acaba consumindo “toneladas” de gordura saturada, que leva à obesidade, ao diabetes e aumenta de forma assustadora a propensão de doenças cardíacas.

6. Pipocas de micro-ondas
Nada melhor que um filme ao lado de quem se ama, um edredom e uma pipoca, especialmente se for de micro-ondas, muito mais fácil de preparar. Não é verdade?

Mas, mesmo deliciosas, as pipocas de micro são alguns dos alimentos prejudiciais à saúde que devem ser evitados. O problema não são apenas as grandes quantidades de gordura e sódio, mas também o revestimento do próprio saco da pipoca. Conforme estudos, eles contém substâncias químicas perigosas, como o ácido perfluoroctanic, diretamente associado a distúrbios da tireoide, ao câncer e a doenças pulmonares.

7. Alimentos enlatados
Apesar da praticidade, esses também são alimentos prejudiciais à saúde devido ao revestimento dos recipientes que os enlatados são comercializados. Conforme estudos, as latas contêm bisfenol A, um composto capaz de interferir nos níveis hormonais do organismo, causando obesidade e uma série de outros problemas, especialmente puberdade precoce nos mais jovens.

8. Macarrão instantâneo
Eles também salvam na hora da fome, mas de jeito nenhum são uma opção saudável para sua alimentação. Além das calorias exorbitantes do macarrão instantâneo, eles fornecem pouquíssimos nutrientes e são uma bomba no quesito sódio.

Qual a consequência do consumo frequente desses alimentos? Aumento da pressão arterial, que pode levar a ataques cardíacos e derrames. Isso sem contar o aumento do colesterol, que conduz a outros problemas, também bastante sérios, de saúde.

9. Pães brancos
Um pãozinho é sempre muito bom, mas eles são alimentos pobres, quando feitos á base de farinha branca. Apesar do sabor, eles oferecem pouquíssimos nutrientes, são muito calóricos e podem levar ao aumento de açúcar no sangue e ao ganho de peso.

10. Produtos à base de soja
Como no caso da margarina, produtos à base de soja são entendidos como saudáveis, mas estão entre os alimentos prejudiciais à saúde. Ricos em isoflavonas, esses compostos da soja imitam o hormônio estrogênio (bastante presente no corpo da mulher) e que, em altas concentrações, pode causar problemas de fertilidade.

Fonte: Segredos do Mundo - https://segredosdomundo.r7.com/10-alimentos-prejudiciais-saude-que-voce-come-todos-os-dias/

Recomendado para você pelo google

EM CAJAZEIRAS

VÍDEO: Ciro diz que Ricardo ‘prejudicou-se na sucessão’, mas elogia Azevêdo: “Seria uma honra no PDT”

PREOCUPADO

VÍDEO: Na Semana dos Pobres, bispo de Cajazeiras diz que “pobreza se avoluma cada vez mais nas cidades”

A OBRA PAROU?

Ex-vereador denuncia que terminal rodoviário de Sousa está abandonado: “Prefeito Tyrone não está nem aí”

PROJETO DE LEI

VÍDEO: Comentarista diz que críticas ao leilão de imóveis da Prefeitura de Cajazeiras é ‘politicagem’