Segunda edição do Aracati Fest Cine movimenta região de Sousa com oficinas e exibição de filmes gratuitos
O evento reuniu produções do Sertão paraibano, grandes nomes do audiovisual e movimentou o cenário cultural da região entre os dias 22 e 24 de janeiro

A cidade de São Francisco, localizada na região de Sousa, recebeu entre os dias 22 e 24 de janeiro a segunda edição do Aracati Fest Cine.
O festival promoveu uma programação diversificada que incluiu exibições de filmes, atividades formativas, debates e apresentações musicais, com o objetivo de ampliar o acesso da população à sétima arte e consolidar o Sertão paraibano como polo de difusão do cinema brasileiro.
A abertura oficial contou com a presença do prefeito Geroncio Júnior, da secretária de Cultura Márcia Braga e do produtor Robenildo Oliveira. A primeiura noite foi marcada pela exibição do documentário Filhos de Chicô, do diretor Sérgio Silveira, obra que resgata a história local através de relatos de moradores.
A programação também foi marcada pela homenagem ao cineasta e produtor Laércio Ferreira Filho, personalidade celebrada nesta segunda edição do festival, que recebeu a comenda das mãos do coordenador do Aracati Fest Cine, Sérgio Silveira, durante a segunda noite do evento.
LEIA TAMBÉM:
Além das exibições, o festival investiu no campo formativo com a Oficina de Criação de Roteiro de Cinema para Mulheres, ministrada por Pattrícia de Aquino na Escola Municipal Francisco Sales Gadelha de Oliveira. A iniciativa resultou na produção de três curtas-metragens. O debate “Do sertão ao mundo: o Nordeste como território do cinema brasileiro” também reuniu especialistas como Bertrand Lira e Andryelle Araújo para discutir o papel da região na cinematografia nacional.
As atividades noturnas ocuparam a Praça de Eventos Cendec, oferecendo sessões ao ar livre e distribuição gratuita de pipoca e refrigerante para o público. A programação cinematográfica exibiu obras como A Menina que Amava Gatos, de Maria Tereza Azevedo, O Último Artesão de Couro, de J. França, e E Quem Disse que Era Impossível?, de Maraísa Quintino.
Na segunda noite, subiram ao palco, Heloísa Helena, da cidade de Aparecida, representando a equipe do filme Destino: Além das Margens, de Adriana Caldas e Anderlúcia Caldas, e Victor Daniel Cartaxo, diretor de Volúvel, obra que conta com atuações de Jofran di Carvalho e Alhandra Campos.
A integração entre cinema e música foi um pilar do evento, com apresentações de Tyago Lima, Davi Mendes e Mamá de Uiraúna. O encerramento, ocorrido no dia 24, teve como destaque a participação do poeta Ivanildo Vila Nova, seguida da exibição do documentário Versos de Insurreição, que conta com nomes como Elba Ramalho e Bráulio Tavares.
O Aracati Fest Cine é uma produção da Ensilveirado Cine, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em parceria com a Prefeitura Municipal de São Francisco, encerrando sua segunda edição com a entrega de certificados das oficinas e o fortalecimento da ocupação cultural dos espaços públicos.
- Filhos do caos, de Didier Júnior (Foto: Divulgação)
- Aracti Fest Cine (Foto: Divulgação)
- Concha, de Pattrícia de Aquino (Foto: Divulgação)
- Tempo de Vaqueiro, de Ramon Batista (Foto: Divulgação)
- A Menina que Amava Gatos, de Maria Tereza Azevedo (Foto: Divulgação)
SHOW DIÁRIO
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.








Deixe seu comentário