header top bar

section content

VÍDEO: Wilson Filho mostra dados históricos da Educação, define futuro político e opina sobre Lucas e Cícero

Na sede da Secretaria de Estado da Educação (SES), o chefe de uma das pastas mais importantes da administração estadual recebeu a equipe do Interview Personalidades para uma conversa que apresentou dados marcantes e expôs opiniões contundentes sobre a política paraibana

Por Luis Fernando Mifô

30/12/2026 às 13h31 • atualizado em 30/12/2026 às 14h37

Na sede da Secretaria de Estado da Educação (SES), em João Pessoa, o chefe de uma das pastas mais importantes da administração estadual recebeu a equipe do Interview Personalidades, da TV Diário do Sertão, para uma conversa que, embora seja um pouco mais informal, também serviu para apresentar dados marcantes sobre a gestão escolar do Estado e expôs opiniões contundentes sobre a política paraibana. Estamos falando do deputado estadual Wilson Santiago Filho, ou apenas Wilson Filho, como é mais conhecido, que atualmente ocupa o cargo de secretário de Educação da Paraíba.

O jovem parlamentar de 36 anos, que é advogado de formação e tem mestrado em Administração Pública, mostrou seu local de trabalho e algumas premiações que ele e a equipe receberam no Brasil e no mundo; fez um balanço, em números, dos investimentos e resultados em 2025; falou como funciona o dia a dia da pasta e opinou a respeito das articulações políticas visando as eleições de 2026.

Responsável por comandar a secretaria de maior orçamento do governo, que administra 597 escolas e toma conta de 17 mil professores, 200 mil estudantes e outras centenas de servidores públicos, Wilson brinca mostrando os primeiros cabelos brancos que, segundo ele, surgiram na sua cabeça após um ano como secretário de Educação.

A recompensa pelo competente trabalho surge em forma de resultados históricos. E isso tem sido possível, segundo ele, porque o governo João Azevêdo está investindo na evolução da educação em todos os aspectos, da capacitação discente, passando pelas estruturas das escolas, pelo empoderamento estudantil, até a inserção de tecnologias inéstidas na rede estadual.

Eu sou filho de João Pessoa pelo destino, mas o coração está lá no Sertão

Deputado e secretário de Educação Wilson Filho no Interview Personalidades (Foto: TV Diário do Sertão)

EDUCAÇÃO EM 2025

Paixão pela educação vem dos pais

Wilson Filho diz que sua paixão pela educação é um traço que ele herdou do pai, o deputado federal Wilson Santiago, e da mãe, Maria Suely, que lutaram contra a pobreza em uma família de agricultores semianalfabetos para terem chance de estudar.

“Foi a educação que fez um filho com 17 irmãos conseguir vencer na vida [se referindo ao pai]. Só na Casa do Estudante aqui em João Pessoa, quando ele decidiu vir aqui com apoio da minha avó e da família, foram nove anos que ele passou. É a mesma realidade da minha mãe. Ela nasceu no Distrito de Bandarra, em São João do Rio do Peixe, e foi a educação que permitiu que ela fosse morar em Sousa e viesse morar em João Pessoa. E a partir dessa relação que nasceu no Sertão, fez com que os filhos acabassem nascendo em João Pessoa. Eu sou filho de João Pessoa pelo destino, mas o coração está lá no Sertão”.

Relator do novo Ensino Médio

A relação de Wilson Filho com a educação por meio da polítca não é de agora. Entre os momentos marcantes da sua trajetória, destaca-se a relatoria da proposta de reforma do Ensino Médio na Câmara dos Deputados. Wilson foi uma figura central nos debates e na construção do projeto que resultou no Novo Ensino Médio Brasileiro. Por esse papel, recebeu a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, a maior honraria da Educação do país.

“Isso aqui virou uma paixão. Isso aqui virou algo que você tem que se dedicar tanto, conhecer tanto, se entregar tanto, que vira algo que eu vou ter dificuldade de parar de debater sobre, e não vou mais parar, vai virar minha bandeira de mandato. Com todo respeito às outras profissões, mas o melhor médico do mundo só muda a vida dos seus pacientes. Quem trabalha na educação muda a vida de uma geração inteira. A gente está dando a nossa contribuição para permitir essa mudança na vida dos nossos estudantes”.

Quando a gente cuida da infraestrutura, nós estamos mostrando para o professor, para o gestor e principalmente para o estudante, que ele está sendo visto

Deputado e secretário de Educação Wilson Filho no Interview Personalidades (Foto: TV Diário do Sertão)

Novas escolas em 2026 e resultado surpreendente em Poço Dantas

O secretário destaca que 2025 foi marcado pela maior quantidade de escolas e creches inauguradas, reformadas e climatizadas da história do Estado em um único ano. Segundo ele, só neste ano quase 400 escolas foram climatizadas com ar-condicionado, e o governador João Azevêdo se comprometeu a climatizar todas as unidades até o final de 2026.

Também existe a meta de iniciar mais de 90 novas escolas no ano que vem, incluindo o Dom Moisés Coelho, em Cajazeiras, cuja reestruturação é bastante cobrada pela comunidade estudantil. “No momento em que a gente autoriza a licitação, é porque o dinheiro está garantido. E quando o dinheiro está garantido e a licitação é feita, a obra começa e não para”, afirmou o gestor.

“Sabemos que quando a gente cuida da infraestrutura, nós estamos mostrando, na prática, para o professor, para o gestor e principalmente para o grande protagonista, que é o estudante, que ele está sendo visto”, complementa.

Wilson ponderou, no entanto, que nem sempre as melhorias na infraestrutura são, por si só, suficientes para conquistar bons resultados no aprendizado. Ele dá como exemplo uma escola estadual de Poço Dantas, no Sertão, que tem o melhor índice de resultado da Paraíba, mas está precisando de intervenções na parte física. Diante dessa constatação, o secretário ressalta que o Governo do Estado intensificou também os investimentos em programas de aprimoramento de professores e gestores, de engajamento de estudantes em papeis de liderança e mercado de trabalho, entre outras atividades que incidem na qualidade do ensino.

“Lá, a infraestrutura está precisando melhorar, mas não é só a infraestrutura que garante o aprendizado. Por isso eu sempre digo que gestão boa e aula de qualidade garante o resultado, nem sempre a escola nova garante. Às vezes, mesmo uma escola não tão nova, a gestão consegue dar resultado. Então, além de pensar na questão de infraestrutura, nós temos todo um leque de outras ações e programas que a secretaria faz para formar professores, formar gestores, gerentes regionais, para melhorar e animar os estudantes”.

Quando o dinheiro está garantido e a licitação é feita, a obra começa e não para

Deputado e secretário de Educação Wilson Filho no Interview Personalidades (Foto: TV Diário do Sertão)

POLÍTICA EM 2026

Será o candidato a vice-governador na chapa de Lucas Ribeiro?

Não. Essa é a resposta que Wilson já deixou bem clara. Seu objetivo é ser candidato à reeleição e contribuir com as pré-candidaturas e futuras candidaturas do grupo.

“Meu coração me pede para ser candidato a deputado estadual. E mesmo algumas pessoas tocando no assunto de outras missões, eu não trabalho por esse objetivo outro. Eu vou voltar à Assembleia. Vou cumprir meu papel aqui na secretaria até o dia que o governador João e o vice-governador Lucas entenderem como devido. Vou voltar para lá de cabeça erguida, de peito aberto, com a certeza que o tempo que eu passei aqui a gente conseguiu entregar um resultado positivo e eu tenho muito orgulho disso”.

O candidato a vice será a “cereja do bolo”

Indagado se o candidato a vice na chapa de Lucas Ribeiro (PP) será indicado pelo seu partido, o Rapublicanos, Wilson Filho afirma que será “uma construção coletiva, de muitos partidos e muitos nomes”, mas o escolhido deve ter “tamanho político” para fortalecer a chapa.

“Acho que no momento em que o vice for escolhido, o nome de Lucas Ribeiro estará muito bem; o nome e a imagem do Governo do Estado continuará muito bem. Tem itens nas pesquisas que avaliam um contexto maior, como a rejeição, com a avaliação do governo, como a projeção das pessoas. Acho que até lá nós teremos uma conjuntura ainda mais positiva e, nessa linha, o vice será escolhido para ser a cereja do bolo dessa chapa”.

Meu coração me pede para ser candidato a deputado estadual

Deputado e secretário de Educação Wilson Filho no Interview Personalidades (Foto: TV Diário do Sertão)

Decisão de Cícero Lucena foi “mal compreendida”

Um dos adversários de Lucas Ribeiro na disputa pelo Governo do Estado será o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), que era aliado do grupo governista até bem pouco tempo. Wilson Filho concorda que o rompimento de Cícero, dado o contexto de parceria entre o Estado e o Município, foi mal compreendido.

Filho entende que qualquer um do grupo tem direito de colocar seu projeto político e suas intenções na mesa para discutir. Porém, segundo ele, “sempre deve-se olhar o contexto”. “O contexto faz com que a decisão de Cícero seja mal compreendida. Eu vou usar exatamente a sua expressão”, completou.

“A Prefeitura de João Pessoa recebeu todos os gestos administrativos possíveis e impossíveis do governador João Azevêdo para que voasse alto no turismo, nos empregos, na qualidade de vida, na mobilidade urbana e em tantas outras coisas”, ressaltou o secretário. “Se fosse eu, eu não faria [o rompimento]. Mas eu não posso me colocar no lugar do outro, eu não estava no lugar do outro. Então, nos resta respeitar sem concodar”.

Aliados e poios em Cajazeiras

Na terra que ensinou a Paraíba a ler e nas cidades circunvizinhas, Wilson Filho vai atuar para reeleger seu pai, Wilson Santiago (Republicanos), para mais um mandato na Câmara Federal. Já para a sua própria reeleição, ele afirma que conta com apoio de dezenas de prefeitos, prefeitas e outras lideranças políticas.

“Eu acho que conseguimos, na política, não apenas abraçar eleitores. Porque não é a eleição o foco. Nós temos que construir um trabalho. E quando a gente trabalha, a gente passa a ter parceiros, amigos e até, de vez em quando, admiradores. A boa política é feita com presença, discurso, prática e amizade. Com presença, amizade e trabalho, a boa política se forma, e eu acho que sou um dos representantes daquilo que eu acredito ser a boa política”.

São tantas as obrigações e compromissos, que a política lhe engole

Wilson Filho ao lado do pai, Wilson Santiago (Foto: Reprodução)

Pedro Cunha Lima no foco errado

No final da entrevista, durante o jogo do ‘bate-bola’, Wilson disse que o ex-deputado federal e ex-candidato a governador da Paraíba, Pedro Cunha Lima, não sabe usar o potencial político que tem e está perdendo tempo. “Eu defendo muito os representantes da nova geração. Ela tem muito o que contribuir. Mas acho que alguns conseguiram ter o foco certo, outros não”.

Aplausos para Lula, enquanto Bolsonaro é “página virada”

Indagado sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Jair Bolsonaro, Wilson afirmou que o primeiro é um apaixonado pelo Sertão e pelo Nordeste, enquanto que o segundo é “página virada”. No entanto, ele ressalta que Bolsonaro terá um representante na eleição presidencial e isso “é importante para a democracia”.

Ausência do pai por causa da vida de político

Wilson encerra fazendo um desabafo que remonta à infância. Ele diz que filho de político, quando é criança, “perde” o pai várias vezes e deixa de vivenciar experiências em família por causa de uma vida atravessada por constantes compromissos, responsabilidades e momentos de pressão.

“Você perde oportunidades e experiências que só um pai permite dar, e a política faz isso com as famílias dos políticos. E eu me policio muito para não fazer isso com minhas filhas”.

“São tantas oportunidades, que você se deixa levar. São tantas as obrigações e compromissos, que a política lhe engole. E se não tiver alguém olhando para você lá de cima e dizendo ‘ei, está na hora de cinco minutinhos de pausa’, você passa a colocar a família em segundo plano. Não foi isso que meu pai fez. Mas, nós, filhos dos meus pais, tínhamos pouco tempo. E se eu pudesse voltar atrás, eu diria que o que ele estava fazendo tinha motivo e propósito, porque é isso que eu vejo hoje”, encerra o secretário.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: