header top bar

section content

Alpinistas de renome internacional são dados como mortos após avalanche no Canadá

Os corpos de David Lama, Hansjörg Auer e Jess Roskelley não foram encontrados e autoridades não acreditam que eles tenham sobrevivido

Por Globo Esporte

21/04/2019 às 09h10 • atualizado em 21/04/2019 às 09h14

As autoridades do parque canadense informaram, através de um comunicado, que não acreditam que os três alpinistas poderão ter sobrevivido à avalanche (Foto: Clint Helander)

Os corpos dos três maiores alpinistas do mundo, os austríacos David Lama e Hansjörg Auer e do norte-americano Jess Roskelley, ainda não foram encontrados. Os escaladores foram surpreendidos com uma avalanche nas Rocky Mountains, no Canadá, enquanto tentavam escalar uma das faces mais remotas do Monte Howse, no Parque Nacional Banff, um local especialmente sensível ao risco de avalanches. As autoridades locais acreditam que não há maneira de serem encontrados com vida.

Não se sabe exatamente quando a avalanche ocorreu, mas o alarme foi dado na última quarta-feira pelo pai do norte-americano Jess Roskelley, famoso alpinista dos anos 80, quando o filho não entrou em contato no horário combinado na terça-feira. John Roskelley alertou de imediato as autoridades competentes, que iniciaram buscas aéreas. Um helicóptero dos serviços de resgate conseguiu ver três avalanches e, em uma delas, restos de material de escalada e um corpo semisoterrado. Agora esperam que o risco de avalanches diminua para buscar os restos mortais dos três alpinistas de elite.

– Sei que meu filho não voltará. Empreendeu uma escalada em uma montanha na qual se as condições não são perfeitas, se transforma em um pesadelo – disse ao diário The Spokesman Review, horas depois de avisar os serviços de emergência que operam em Icefields Parkway, em Alberta (Canadá).

As autoridades do parque canadense informaram, através de um comunicado, que não acreditam que os três alpinistas poderão ter sobrevivido à avalanche.

“As investigações continuam, mas a operação de salvamento não é possível devido ao risco de novas avalanches e condições perigosas na área. De acordo com a avaliação da situação, os três membros do grupo estão, presumivelmente, mortos”.

Roskelley é conhecido por, aos 20 anos de idade, ter escalado o Everest, e, na ocasião, a pessoa mais jovem a subir ao topo da montanha mais alta do mundo. Os austríacos Hansjörg Auer e David Lama eram conhecidos por terem realizado muitas das escaladas mais exigentes em diferentes continentes. O trio esteve nas Rocky Mountains canadenses juntos por quase duas semanas, tendo já escalado o Monte Andrômeda via Andromeda Strain antes de tentar a M16.

Fonte: Globo Esporte - https://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/alpinistas-de-renome-internacional-sao-dados-como-mortos-apos-avalanche-no-canada.ghtml

Recomendado pelo Google: