VÍDEO: Família cajazeirense coleciona medalhas no karatê e Ana Júlia de 9 anos vai disputar Mundial na Europa
Com apoio da mãe e da avó, que são faixas pretas, Ana Júlia inspira crianças em projetos sociais gratuitos de karatê em Cajazeiras e região
A pequena Ana Júlia, de apenas 9 anos, participou do Olho Vivo nesta sexta-feira (18), exibindo orgulhosa a mais nova conquista pendurada no pescoço: a medalha de ouro na Copa Brasil, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Com apenas 9 anos, a atleta cajazeirense já soma 27 medalhas no karatê, sendo 15 ouros, 6 pratas e 6 bronzes, e se prepara para disputar o Campeonato Mundial em Malta, na Europa, em 2026, como atleta da Seleção Brasileira de Karatê.
Ana Júlia é filha de Jaqueline Kelly e neta de Jusicleide Nascimento, formando três gerações de mulheres dedicadas ao karatê em Cajazeiras. Durante a entrevista, a menina contou emocionada que lembrou da mãe e da avó no momento da vitória em Santa Catarina:
“Fiquei feliz, meu coração ficou batendo forte. Lembrei da minha avó, da minha mãe, que sempre me apoiam nos campeonatos”, disse a atleta mirim.
Gerações – A trajetória dessa família no karatê começou com Jusicleide, que iniciou os treinos aos 12 anos, enfrentando tabus em casa, quando ouviu da mãe que “karatê era luta de homem”. Em 1995, ela se tornou uma das primeiras mulheres de Cajazeiras a conquistar a faixa preta, em Campina Grande. Sua nora, Jaqueline, também iniciou no karatê aos 12 anos, em 2007, sendo aluna de Jusicleide, e hoje também é faixa preta e professora, mantendo viva a tradição familiar no esporte.
Jaqueline contou que Ana Júlia sempre acompanhava os treinos e com apenas 3 anos começou a praticar, conquistando sua primeira medalha aos 5 anos na modalidade Katá. Desde então, a pequena atleta vem somando conquistas em todas as competições que participa.
“Conquistas por cima de conquistas, graças a Deus. Todas as competições que ela participa, toda vez ela traz uma boa colocação”, disse a avó Jusicleide, orgulhosa.
Projetos sociais – Além de competir, a família também multiplica o amor pelo karatê em projetos sociais. Jusicleide coordena um projeto no bairro Pôr do Sol, zona norte de Cajazeiras, atendendo mais de 70 crianças com aulas gratuitas em dois turnos, com turmas até 9 anos e acima de 10 anos. O projeto, que conta com apoio da Prefeitura de Cajazeiras e da Secretaria de Educação, funciona na Rua Antônio Pereira Filho. Em Bom Jesus, há um núcleo apoiado pela prefeitura e outro no distrito de São José, ampliando o acesso das crianças ao karatê na região.
Jaqueline também ministra aulas no Serviço de Convivência e na Geração Construtiva em Cajazeiras, sendo referência para as crianças que se inspiram em Ana Júlia, que se tornou um exemplo entre os pequenos atletas do projeto.
Família de vários atletas – A paixão por artes marciais é uma marca da família. O avô de Ana Júlia é contramestre de capoeira, o pai é faixa verde em karatê, e o filho mais velho de Jusicleide também é faixa preta. Além do karatê, Ana Júlia revelou gostar de capoeira, demonstrando que o amor pelo esporte e a disciplina se mantêm como um legado familiar.
No ano passado, Ana Júlia ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, e agora se prepara para representar Cajazeiras e o Brasil no mundial em Malta, mostrando que dedicação, apoio familiar e disciplina são ingredientes essenciais para transformar sonhos em conquistas.

A primeira medalha foi conquistada aos 5 anos de idade, e a partir daí, a atleta mirim tem se destacado por onde passa – Foto: TV Diário do Sertão
DIÁRIO ESPORTIVO
Leia mais notícias no www.diarioesportivo.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.


Deixe seu comentário