header top bar

section content

Kubica sofre grave acidente em rali

Piloto polonês é levado para hospital com traumatismos múltiplos

Por

06/02/2011 às 15h12

O polonês Robert Kubica sofreu neste domingo um grave acidente durante uma prova de rali "Ronde di Andora", realizado perto de Gênova, no norte da Itália. O piloto da Renault-Lotus, que está em coma induzido, sofreu traumatismos múltiplos.

Os médicos descartaram a possibilidade de amputar uma das mãos de Robert Kubica, que sofreu um grave acidente neste domingo. O piloto polonês, no entanto, ainda passa por cirurgia para tentar recuperar os movimentos.
Na tarde deste domingo, o hospital avisou que a operação em Kubica continuaria até a noite. Foi acrescentado ainda que, embora a amputação da mão tenha sido descartada, ainda é muito cedo para dar um prognóstico sobre a sua recuperação.

O hospital informou ainda que o piloto polonês "está fora de perigo imediato" e que seu co-piloto, Jakub Gerber, não ficou ferido.

No momento do acidente

Conforme a imprensa, o piloto de 26 anos conduzia um Skoda Fabia que saiu da estrada em alta velocidade e bateu no muro de uma igreja. Kubica acabou sendo atingido por ferragens e, por isso, só conseguiu ser resgatado 90 minutos depois do acidente. Apesar dor graves ferimentos, ele saiu do local consciente e não corre risco de morte.

– Certamente, é uma situação muito delicada, como são sempre as primeiras horas após um grande trauma, o qual poderia também causar uma grave hemorragia – afirmou Carrozzino.

Kubica, que foi transferido para um hospital em Gênova de helicóptero, sofreu traumatismos múltiplos (perna, mão e braço). O piloto pode, inclusive, ter uma das mãos amputadas. James Gerber, seu co-piloto, saiu ileso do acidente.

– Após passar por exames médicos extensivos esta manhã, Robert Kubica foi diagnosticado com fraturas múltiplas no seu braço direito, perna e mão. Ele está passando por uma cirurgia no Hospital Santa Corona em Pietra Ligure – disse a Renault-Lotus em comunicado.

Robert Kubica e Vitaly Petrov são os dois pilotos da Renault-Lotus. O brasileiro Bruno Senna é o terceiro piloto da equipe e pode substituir o piloto polonês. Na semana passada, o chefe da equipe, Eric Boullier, mostrou confiança em Senna caso fosse necessário uma substituição.

– Se precisarmos de um piloto reserva, o mais preparado será usado. E o Bruno é o mais preparado – disse.

src=http://s.glbimg.com/es/ge/f/620x470/2011/02/06/kubica10_ap950.jpg

Carro do piloto polonês fica destruído após o grave acidente em rali italiano (Foto: AP)

G1

Tags:
Recomendado pelo Google: