header top bar

section content

Vitaminas são essenciais à sobrevivência; confira onde encontrá-las

Consumir quantidade adequada de nutrientes é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Multivitamínicos podem ajudar a atingir as doses mínimas recomendadas.

Por Conteúdo por agência emarket

16/11/2019 às 12h37 • atualizado em 20/11/2019 às 23h43

Vitaminas, onde encontra-las

A obesidade está em alta, e isto não é novidade para ninguém. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2013 mostram que quase 60% dos adultos brasileiros sofrem de sobrepeso. Ao mesmo tempo, a desnutrição atinge 7% da população.

Ao contrário do que muitos pensam, ambos males podem caminhar juntos. Com a rotina cada vez mais caótica que boa parte da população leva, o consumo de alimentos industrializados (ricos em calorias, mas pobres em nutrientes) torna-se a primeira opção de muitas pessoas. Graças a isto, é possível, ao mesmo tempo, sofrer de excesso de peso e de deficiência de nutrientes.

Alimentação balanceada é fundamental para manter a saúde
Evitar o consumo insuficiente de certos nutrientes é algo mais simples do que parece. De acordo com profissionais da saúde, basta investir em uma alimentação rica em produtos frescos (ou seja, desempacotar menos e descascar mais) e que seja variada, com insumos diversos em origem, textura e cores.

Confira, a seguir, alguns dos nutrientes essenciais ao funcionamento do corpo e onde encontrá-los.

Vitamina A
A vitamina A é um nutriente muito importante para manter tecidos como ossos, dentes e pele saudáveis. Ele está presente em vegetais de folhas escuras, na gema do ovo, laticínios, fígado, peixe e carne bovina.

Vitamina B
As vitaminas do complexo B são importantes para uma série de processos em nosso organismo. A B1, por exemplo, transforma os carboidratos dos alimentos em energia. Sem a B7, o corpo tem dificuldade para produzir hormônios e colesterol. Já a B12 é fundamental para o metabolismo como um todo, bem como para o funcionamento do sistema nervoso.

Para que a vitamina B não falte, é preciso consumir alimentos como ovos, carnes magras, grãos integrais e leguminosas.

Vitamina C
Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é uma substância antioxidante (retarda o envelhecimento), ajuda na absorção do ferro – outro nutriente fundamental – e mantém dentes e gengivas saudáveis. Ela está presente em frutas cítricas, como laranja e limão.

Vitamina D
A vitamina D exerce um papel fundamental na metabolização do cálcio, nutriente necessário à saúde dos ossos. Do mesmo modo, ela melhora o funcionamento do sistema imunológico, reduzindo a chances de infecções. Ela está presente em diversos tipos de peixes, na gema de ovo e nos cogumelos.

Vale ressaltar que, além de consumir comidas que contém vitamina D, é preciso expor-se ao sol para metabolizá-la corretamente. A exposição deve ser sem protetor solar, durante 15 minutos, nos horários de radiação mais forte (entre as 10h da manhã e as 16h da tarde).

Ferro
Além das vitaminas propriamente ditas, há outros nutrientes que têm um papel fundamental nas funções básicas do organismo. É o caso do ferro. Presente no feijão, na carne vermelha, no tomate e na beterraba, ele é importante no processo que leva o oxigênio às células do corpo. Isto, por sua vez, fornece-lhes a energia necessária para manter seu funcionamento – e, consequentemente, o do resto do corpo.

Cálcio
Encontrado em alimentos como os laticínios e as folhas verdes escuras, o cálcio é um nutriente fundamental para a manutenção da saúde dos ossos, sendo essencial para prevenir a osteoporose em idosos. Além disso, ele age na contração muscular, coagulação do sangue e transmissão dos impulsos nervosos.

Zinco
O zinco é um mineral que auxilia o sistema imune do corpo, atua na cicatrização de feridas e é um químico fundamental na atuação de mais de 300 enzimas do organismo. Ele pode ser encontrado em carnes, peixes, cereais integrais e nozes, entre outros alimentos.

Multivitamínicos ajudam a consumir uma quantidade adequada de nutrientes
A falta de tempo ou mesmo de habilidade para cozinhar faz com que muitas pessoas consumam uma quantidade insuficiente de vitaminas para manter suas funções corporais vitais. Isto pode trazer problemas de imunidade, concentração e até mesmo de saúde mental.

A boa notícia é que hoje é muito fácil encontrar multivitamínicos com um bom preço. Como o seu próprio nome diz, tais produtos contêm diversas vitaminas em uma só dose, ajudando o organismo a funcionar melhor em todos os momentos.

Multivitamínicos devem ser comprados e consumidos com cuidado
Por mais práticos e benéficos que os multivitamínicos possam ser, é preciso ter em mente que eles também merecem cuidado. Em primeiro lugar, eles não devem ser consumidos sem o acompanhamento de um profissional da saúde, já que o excesso de nutrientes também prejudica as funções corporais.

Da mesma maneira, é preciso considerar que tal substância deve ser de uma marca confiável, e comprada junto a um estabelecimento conhecido no mercado. Mesmo produtos de marcas conhecidas, como o suplemento polivitamínico Centrum, podem ser adulterados ou comercializados fora do prazo de validade em lugres sem procedência. Se consumido nestas condições, pode haver risco à saúde.

Conteúdo por agência emarket

Recomendado para você pelo google

VÍDEO

Governador rebate declaração de Gervásio Maia: “É mentira. A Cagepa vai continuar uma empresa pública”

ESPORTE E EDUCAÇÃO

VÍDEO: Colégio Nossa Senhora do Carmo, em Cajazeiras, encerra o ano letivo 2019 com Olimpíadas Internas

ORÇAMENTO DEMOCRÁTICO

VÍDEO: Conselheiros do OD se confraternizam em Cajazeiras e já iniciam debates sobre as ações para 2020

EDUCAÇÃO E EMPREGO

VÍDEO: Mensagem Empresarial recebe coordenadora e estudantes do Núcleo de Empregabilidade da FSM