header top bar

section content

Filme de Madonna não entusiasma a crítica no Festival de Berlim

"Filth & Wisdom, o primeiro filme dirigido por Madonna, exibido na mostra Panorama do Festival de Berlim, foi considerado melhor do que o esperado por críticos não identificados pela agência Reuters. O jornal especializado "Hollywood Reporter" afirmou que apesar de "caótico e mais do que um pouco tolo, o longa amealha um surpreendente montante de […]

Por

14/02/2008 às 13h44

width=300"Filth & Wisdom, o primeiro filme dirigido por Madonna, exibido na mostra Panorama do Festival de Berlim, foi considerado melhor do que o esperado por críticos não identificados pela agência Reuters. O jornal especializado "Hollywood Reporter" afirmou que apesar de "caótico e mais do que um pouco tolo, o longa amealha um surpreendente montante de boa vontade". O relacionamento de três personagens que lutam pela vida em Londres, um imigrante ucraniano, uma candidata a dançarina e uma balconista que sonha em ajudar as crianças africanas, se desdobra ao longo de 81 minutos com ares de cinema indie que inclui diálogos feitos diretamente para a câmera.

Madonna disse, numa entrevista antes da exibição oficial que havia paralelos entre a história do filme e sua vida nas personagens femininas. Holly (Holly Weston) deseja vencer como bailarina mas é obrigada a pegar o cargo de dançarina num clube de strip tease e Juliette (Vicky McClure), deseja ajudar as crianças na África. "Eu me identifico com Holly porque cresci querendo ser uma dançarina e treinei durante anos. A dura e áspera realidade foi que cheguei a Nova York para descobrir que havia milhares de outras moças que queriam a mesma coisa e que eu não era tão especial no final das contas," afirmou ela, que acrescentou logo a seguir que não dançou em

clubes de strip tease: "Eu fiz outras coisas." Madonna também ajuda crianças na África e está em processo de adoção de um garoto do Malaui.

Quando chegou a Berlim ela divulgou uma nota em que demonstrava a ambição de se igualar a grandes gênios do cinema e dobrou indevidamente letras nos nomes de Jean-Luc Godard e Pier Paolo Pasolini. "Sempre me senti inspirada em filmes de Goddard, Visconti, Passolini e Fellini e espero algum dia fazer algo próximo do gênio deles," afirmou ela.

Madonna contou que, quando pediu ao marido, Guy Ritchie, um conselho sobre a direção de um filme, ele lhe disse que o segredo era "irradiar confiança". "Não será um trabalho único", disse Madonna à Reuters Television em entrevista antes da sessão oficial do filme. "Fiz o filme porque eu queria aprender a dirigir filmes, e isso é algo que eu vinha querendo havia anos. Eu tinha que encontrar o momento certo na vida para deixar de lado minha carreira de artista/cantora/compositora."

"Filth & wisdom" acompanha o narrador "A.K.", imigrante ucraniano e autodeclarado filósofo e poeta, que busca chegar ao superestrelato com sua banda de punk cigano. O papel principal é feito por Eugene Hutz, membro na vida real da banda Gogol Bordello, e a música da banda está presente na trilha sonora, que também inclui "Erotica", de Madonna, e "Baby One More Time", de Britney Spears. "Peguei canções de gente conhecida que foi muito legal comigo e não me exigiu um caminhão de dinheiro," disse ela.

O Globo

Tags:
Recomendado pelo Google: