header top bar

section content

PIADA: ‘Congresso brasileiro é circo que tem até palhaço’, diz jornal

"O elenco até mesmo inclui um palhaço cujo nome significa "Zangado", diz o artigo.

Por Luzia de Sousa

17/05/2016 às 16h36

Congresso brasileiro vira piada internacional

Um artigo publicado nesta terça-feira (17) no jornal The New York Times destaca as particularidades da política dos país. A reportagem afirma que “a democracia pode causar perplexidade e confusão, mas no mundo há pouco que se iguala ao Congresso brasileiro”.

“Um dos espetáculos há mais tempo em exibição no Brasil conta com um número desconcertante de personagens cuja teatralidade aparece em milhões de televisores quase toda noite”, diz o artigo, destacando os 594 “atores” da Câmara e do Senado. “O elenco até mesmo inclui um palhaço cujo nome significa “Zangado”, diz o artigo.

O artigo destaca o fato de boa parte dos parlamentares enfrentarem denúncias de corrupção enquanto conduzem o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O texto também comenta sobre curiosidades como o do Partido da Mulher Brasileiro, que conta com apenas dois deputados eleitos, ambos homens.

“A reputação da classe política no Brasil não tem como piorar”, opina Timothy J. Power, professor de estudos brasileiros na Universidade de Oxford. O pesquisador discorda das comparações feitas entre a política brasileira e a série de ficção House of Cards. “House of Cards é, na verdade, muito mais crível”, disse.

Notícia ao Minuto

COM OLIVAN PEREIRA

VÍDEO: Exoneração do sobrinho de Rivelino Martins e nomeação de Maura Sobreira agitam o Direto ao Ponto

CONTRA A LIBERAÇÃO

VÍDEO: Comandante da PM de Cajazeiras vê risco de aumentar crimes domésticos e fúteis com posse de arma

EM 2020

VÍDEO: Deputado federal sugere que Chico Mendes pode ser candidato a prefeito de Cajazeiras pelo PTB

UNA FREVO 2019

VÍDEO: Com 16 atrações, destaques nacionais e percurso do frevo, carnaval da cidade de Uiraúna é lançado