header top bar

section content

Assassinato de embaixador mina relações russo-turcas e paz na Síria, diz Putin

Atirador matou embaixador russo em galeria de arte na Turquia.

Por Henrique

20/12/2016 às 07h40 • atualizado em 19/12/2016 às 21h20

O presidente russo Vladimir Putin e o primeiro ministro Dmitry Medvedev entram em um hall após o encontro presidencial com membros do governo russo (Foto: Alexander Astafyev / SPUTNIK / AFP)

O presidente russo, Vladimir Putin, qualificou o assassinato do embaixador russo na Turquia, nesta segunda-feira (19), de “provocação” destinada a minar os laços que eram refeitos entre Moscou e Ancara e aos esforços para solucionar o conflito na Síria.

“O crime que foi cometido é, sem sombra de dúvida, uma provocação destinada a perturbar a normalização das relações turco-russas e o processo de paz na Síria”, declarou à TV russa.

“Só pode haver uma resposta para isto: intensificar a luta contra o terrorismo e os bandidos vão sentir isso”, acrescentou Putin, durante um encontro com o chanceler russo e os chefes das agências de Inteligência doméstica e externa.

O homem forte do Kremlin disse que Moscou está enviando investigadores a Ancara para averiguar o assassinato depois que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, deu luz verde para tal em um telefonema.

“Precisamos saber quem orientou a mão do assassino”, declarou o presidente russo.

O embaixador russo, Andrei Karlov, foi morto a tiros nesta segunda durante a inauguração de uma mostra de arte, em Ancara, por um policial turco que gritou “Aleppo” e “Allahu Akbar” (Alá é grande), no que Moscou chamou de um “ato terrorista”.

O ataque ocorreu dias depois de protestos na Turquia sobre o envolvimento russo no conflito na Síria, embora Moscou e Ancara agora trabalhem em estreita colaboração para a retirada de civis da cidade de Aleppo.

Os ministros das Relações Exteriores e da Defesa de Rússia, Turquia e Irã têm um encontro previsto em Moscou nesta terça-feira (20) para conversas-chave sobre a Síria.

G1

Recomendado pelo Google: