header top bar

section content

Governo do Estado vai fazer visita técnica às obras da transposição do rio São Francisco

O Projeto de Integração do Rio São Francisco levará água a mais de 12 milhões de pessoas em quatro estados - Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte e, de acordo com o Ministério da Integração, o andamento das obras nos dois eixos já ultrapassa os 86%.

Por Campelo Sousa

06/07/2016 às 13h33

© REUTERS/Ueslei Marcelino Obra de transposição do rio São Francisco em Salgueiro, Pernambuco

Técnicos em recursos hídricos do Governo do Estado e do Ministério da Integração Nacional realizarão uma visita técnica às obras da transposição do rio São Francisco nestas quinta (7) e sexta-feira (8). O objetivo é avaliar o andamento das construções no Eixo-Leste, que têm 217 quilômetros de extensão e vai da cidade de Floresta, em Pernambuco, até o município de Monteiro, no cariri paraibano.

Em Pernambuco, a água captada pelo canal de aproximação no lago de Itaparica será levada por duas estações de bombeamento até os reservatórios Braúnas e Mandantes. Na sequência, o transporte será feito por mais quatro estações, passando por canais, reservatórios e um túnel, até chegar ao açude Poções, na Paraíba.

“Soubemos que nesse trajeto, das seis estruturas que compõem o empreendimento, três já estão prontas e as demais em execução. Uma delas inclusive já estaria com avanço de 98% dos trabalhos. Mas queremos ver isso de perto, conversando com os engenheiros e vendo a melhor forma de nos prepararmos para receber essas águas”, comentou o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes da Silva.

A caravana organizada pela Aesa terá especialistas em recursos hídricos da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Secretaria Estadual da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), além de representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual de Campina Grande (UECG), Comitês de Bacias Hidrográficas, políticos e líderes comunitários.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco levará água a mais de 12 milhões de pessoas em quatro estados – Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte e, de acordo com o Ministério da Integração, o andamento das obras nos dois eixos já ultrapassa os 86%.

Secom

ESTUDANTES

VÍDEO: Acadêmicas da Faculdade Santa Maria falam sobre doença rara e confirmam seis casos em Cajazeiras

MAIS "FÉRIAS"

VÍDEO: Vereadores de Paulista aprovam aumento de recesso para 105 dias: “Um tapa na cara da população”

MUNICÍPIO RACHADO

VÍDEO: Vice-prefeito de Piancó confirma rompimento com o prefeito e anuncia apoio a Pedro Cunha Lima

RESPOSTA

VÍDEO: Secretário de Saúde de São João que teria sido chamado de analfabeto, rebate Zé Aldemir

Recomendado pelo Google: