header top bar

section content

Horário de verão começou neste domingo: Veja horários de serviços e órgãos da Paraíba

Os paraibanos devem ficar atentos às mudanças dos horários dos bancos, aeroportos, correios, entre outros serviços.

Por Diário do Sertão

16/10/2016 às 05h00 • atualizado em 15/10/2016 às 21h05

Horário de verão começa neste dia 16 de outubro

O horário de verão começa a partir das 0h deste domingo (16) em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A Paraíba não está entre as unidades federativas que aderiram ao horário e vão adiantar o relógio em uma hora, mas alguns serviços no estado vão ser afetados pelo novo horário. A medida vai até o dia 19 de fevereiro de 2016.
Os paraibanos devem ficar atentos às mudanças dos horários dos bancos, aeroportos, correios, entre outros serviços.

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a partir da segunda-feira (17), as agências bancárias e lotéricas do estado devem antecipar em uma hora o horário de funcionamento. Os estabelecimentos vão funcionar a partir das 9h, encerrando o expediente às 15h. A Febraban esclareceu, ainda, que não há qualquer alteração no funcionamento dos canais eletrônicos de atendimento, como internet banking e banco por telefone.

Aeroportos
Segundo informações da Infraero, os aeroportos nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país vão funcionar de acordo com a programação do horário de verão. Porém, os estados das regiões Norte e Nordeste, entre eles a Paraíba, não entram no regime.
No entanto, a recomendação do órgão é que os passageiros devem prestar atenção nos horários locais registrados na passagem, que já estão adequados ao horário de verão, já que voos de São Paulo, Brasília, por exemplo, vão sair do aeroporto com uma hora de antecedência. Em caso de dúvidas sobre os horários dos voos, os passageiros podem entrar em contato com as companhias aéreas.

Correios
O horário de atendimento dos Correios permanece o mesmo nas agências da Paraíba. A única alteração no atendimento será no horário limite de postagem para que um objeto siga ao destino no mesmo dia, que será antecipado em uma hora. Para saber qual o novo horário limite de postagem, o cliente deverá consultar a agência que deseja utilizar para tirar as suas dúvidas.

TVs Cabo Branco e Paraíba
A programação das TVs Cabo Branco e Paraíba, afiliadas da Rede Globo na Paraíba, sofre algumas alterações durante o horário de verão. Aos domingos, toda a programação será exibida uma hora mais cedo, seguindo o horário de Brasília.
De segunda a sábado, a programação segue em horário normal, mas acontece uma inversão no horário de exibição do Jornal Nacional, que será exibido logo após o JPB 2ª edição, às 19h30 (horário local). Às 20h20 (horário local), começa a novela ‘Haja Coração’, e em seguida a novela ‘A Lei do Amor’. Todas as quartas-feiras, as partidas de futebol começam após a novela ‘A Lei do Amor’.

Concursos e Enem
Candidatos inscritos em concursos públicos federais também devem ficar atentos e seguir o horário brasileiro de verão. Os inscritos no Enem na Paraíba devem lembrar que o exame começa uma hora mais cedo em relação ao horário que aparece no cartão. O horário de abertura e fechamento dos portões nos locais de prova também serão de acordo com o horário de Brasília, uma hora mais cedo que o horário local.

Pela legislação, o horário de verão vai vigorar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. O objetivo do horário de verão é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.

G1PB

Recomendado pelo Google: