header top bar

section content

ALERTA! Casos de dengue aumentam 174% em 2018 em toda a Paraíba, afirma Secretaria de Saúde

Os números nos casos de chikungunya reduziram, e cerca de 21 pessoas morreram com arboviroses transmitidas por insetos

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

16/01/2019 às 15h39

Pacientes com sintomas da dengue lotam hospitais

Os casos de dengue aumentaram 174% no ano de 2018, do período de 1º de janeiro a 29 de dezembro, com relação o mesmo período de 2017.

Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), cerca de 12.251 casos da doença foram notificados, e um aumento de 163,9% nos casos de zika com uma redução de 25,6% nos casos de chikungunya.

Nos casos de zika vírus, houveram registros de 652 suspeitos, sendo 268 descartados.  Já nos casos de chikungunya, foram notificados 1.386 casos, onde 371 descartados, reduzindo ceca de 25,6% das notificações suspeitas em relação a 2017.

Até o dia 29 de dezembro, foram registradas 51 notificações com suspeita de morte por causa de arboviroses, 03 delas por chikungunya foram registradas, 15 de dengue e 03 para o zika vírus. Os outro 11 casos ainda estão em investigação e 18 deles foram descartados.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), na suspeita de mortes causadas pelo mosquito, devem ser informados imediatamente, no prazo de até 24 horas, para que seja investigada em nível domiciliar, ambulatorial e hospitalar, utilizando o Protocolo de Investigação de Óbito por Arbovírus Urbano no Brasil, do Ministério da Saúde.

Tentando reduzir drasticamente esses números, a orientação da secretaria é que as cidades intensifiquem as ações justamente nesse período chuvoso, e essas ações devem ser integradas com os setores de infraestrutura, limpeza urbana, secretaria de educação e meio ambiente.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado para você pelo google

POBREZA EXTREMA

VÍDEO: Desempregada, doente e grávida, mulher faz apelo por ajuda em Cajazeiras para não passar fome

ESTUDO INÉDITO

VÍDEO: Expedição da FSM vai explorar o Nordeste para resgatar saberes populares sobre plantas medicinais

"ONIX, ONIX, ONIX"

VÍDEO: Festa retrô com banda dos anos 90 resgata carnaval com blocos tradicionais de Cajazeiras

DIRETO AO PONTO

VÍDEO: Após fazerem as ‘pazes’, Jeová e Júnior vão dividir cargos na saúde com Estela, diz comentarista